Pequeno Príncipe recebe investimento e inaugura oito leitos de UTIs
28/03/2024

Pequeno Príncipe, hospital exclusivamente pediátrico do país, inaugura, nesta segunda-feira (18/3), oito novos leitos de unidades de terapia intensiva (UTIs). Com ampliação de 68 para 76 leitos de UTIs, a instituição terá condições de realizar 500 novos atendimentos por ano. A inauguração acontece há menos de um ano após o repasse de recursos. O investimento foi possível graças ao investimento da Secretaria de Estado da Saúde e Volkswagen do Brasil, que destinaram R$ 4,8 milhões por meio do Programa Paraná Competitivo, do governo estadual, um dos principais incentivos na atração de investimentos para o estado.

As novas instalações vão atender neonatos, lactentes, crianças e adolescentes em tratamento clínico, pré-cirúrgico e pós-operatório nos serviços da instituição ligados à cardiologia. Em sua maioria, esses pacientes foram submetidos ou estão sendo preparados para procedimentos invasivos, como cateterismos (hemodinâmica), transplantes e cirurgias cardíacas de grande porte – a maior parte em pacientes neonatos e de primeira infância.

A estrutura, instalada em uma área de 200 metros quadrados, no primeiro andar, contígua à atual UTI de Cardiologia, possibilitará uma gestão sistêmica dos cuidados intensivos cardiológicos, garantindo mais acesso, segurança e qualidade na assistência. Os investimentos permitiram a instalação de boxes individualizados, com ilhas de atendimento também exclusivas que trarão mais agilidade e efetividade na assistência prestada, conforme a faixa etária do paciente.

“O profissional não vai precisar se deslocar para buscar um carrinho de primeiros socorros, por exemplo. Os boxes são completos. E o material necessário para atender o paciente estará disponível à beira-leito e de acordo com a necessidade individual de cada criança internada. Até a dispensação de medicamentos vai estar ali”, explica a gestora das UTIs, a médica neonatologista Silmara Possas. Além disso, cada quarto conta com uma infraestrutura de alta tecnologia e com o que há de mais moderno no mercado.
 

Demanda

De acordo com a especialista, o aumento na capacidade de atendimento contribuirá para o equilíbrio da alta demanda de pacientes de todo o país que vêm até Curitiba em busca de tratamentos de alta e média complexidade oferecidos exclusivamente pelo Hospital. Para ela, o novo espaço representa um avanço, porque a atual UTI da Cardiologia – com 18 leitos – tem uma ocupação muito elevada e com um tempo de permanência bastante grande. “A expertise da equipe e o número de cirurgiões que temos fazem com que o Pequeno Príncipe seja bastante procurado para a realização de cirurgias cardiopediátricas de elevada complexidade e que recebem suporte das diversas especialidades oferecidas pelo Hospital”, ressalta.

A gestora destaca que o modelo de quartos individualizados, garantido por meio dos recursos recebidos, pretende otimizar o tempo de hospitalização dos pacientes em pelo menos um dia. “A evolução de um paciente também depende da tranquilidade, da quietude e da presença dos pais, que precisam estar confortáveis para suportar o período de terapia intensiva do filho. O tratamento clínico é o mesmo, mas se eu tenho uma mãe acompanhando seu filho por 24 horas, certamente o tempo de internação será reduzido. Essas unidades são capazes de propiciar um atendimento mais confortável para a criança, suas famílias e também para toda a equipe”, considera a médica. Mantendo a característica de outros espaços do Pequeno Príncipe, a identidade visual lúdica também contribui com um ambiente mais acolhedor e humanizado para as crianças.

Formada por médicos, enfermeiras e técnicas de enfermagem, a equipe altamente qualificada do novo setor contará com o suporte de colaboradores administrativos e de apoio, além da equipe multiprofissional com fonoaudiólogo, fisioterapeuta, nutricionista, psicólogo e médicos de 47 especialidades e áreas de atuação.

Apoio

As vantagens oferecidas pelos novos leitos de UTI não seriam possíveis sem o aporte da Volkswagen. O apoio da empresa, que mantém uma unidade em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, estreita ainda mais o relacionamento com o Pequeno Príncipe. A parceria, que teve início em 2009, garantiu recursos por meio da Lei de Incentivo Fiscal e de investimento direto. Além dos recursos para nas novas instalações, a Volkswagen Financial Services, maior financeira de montadora do país, segundo ranking do Banco Central, contribui com o Hospital por meio de incentivo fiscal.

“Estamos orgulhosos dessa parceria com o Governo do Estado do Paraná, que viabilizou a inauguração dos novos leitos de UTI do Hospital Pequeno Príncipe, e por poder contribuir significativamente para o fortalecimento do sistema de saúde, garantindo que mais crianças tenham acesso aos cuidados necessários em momentos críticos. Também estamos comprometidos em continuar colaborando com iniciativas que promovam o bem-estar da sociedade e em estabelecer parcerias que gerem um impacto positivo duradouro como este”, disse o Diretor de Assuntos Governamentais da Volkswagen do Brasil, Luiz Ricardo de Medeiros Santiago.

Para o diretor-corporativo do Complexo Pequeno Príncipe, José Álvaro da Silva Carneiro, a inauguração é um exemplo de como a união de esforços dos setores da sociedade pode contribuir para a causa da saúde pediátrica. “Somos gratos à Volkswagen e ao Governo do Estado, porque isso só se viabiliza na convergência desses dois atores. O recurso vai possibilitar a continuidade a tudo que fazemos, deixando-nos mais aptos para momentos críticos quando há, por exemplo, a necessidade de cuidados intensivos. Somos uma referência em alta complexidade não só no estado, mas no Brasil. A criançada só tem a agradecer”, afirma.





Obrigado por comentar!
Erro!
Contato
+55 11 5561-6553
Av. Rouxinol, 84, cj. 92
Indianópolis - São Paulo/SP