Lojas de produtos naturais espalham suas marcas 'verdes'
31/01/2014 - por Por Jacilio Saraiva | Para o Valor, de São Paulo

As lojas de produtos naturais estão em expansão e apostam no modelo de franquias para se espalhar no Brasil. Marcas como Mundo Verde, Via Verde, Nação Verde e Ponto Natural devem abrir, juntas, mais de 130 novos pontos em 2014. Em algumas empresas, a projeção para o próximo ano é dobrar o número de lojas, que vendem também alimentos funcionais, itens a granel, suplementos alimentares e cosméticos. O investimento, por franquia, começa a partir de R$ 110 mil, e o faturamento anual, por unidade, pode variar de R$ 90 mil a R$ 500 mil, dependendo do tamanho do ponto.

Para 2014, entre as apostas dos empresários do ramo estão aumentar o mix de produtos com marca própria e os itens sem glúten. Antes de optar por uma franquia de produtos naturais, os empreendedores recomendam conhecer bem os franqueadores e evitar pontos próximos à concorrência, em uma mesma região. Ter capacidade de gestão e afinidade com as opções à venda também são fatores importantes para a saúde do negócio - algumas lojas chegam a ter 800 fornecedores de mercadorias ou até dez mil itens nas gôndolas.

A Mundo Verde, com 260 lojas em 22 Estados e no Distrito Federal, abriu 47 pontos no ano passado e não deve tirar o pé do acelerador. A meta de 2014 é inaugurar mais de 60 unidades, segundo Marcos Leite, diretor de expansão. A marca nasceu em 1987, em Petrópolis (RJ) e iniciou o franqueamento em 1993, em Friburgo (RJ). Vende produtos naturais, orgânicos e suplementos alimentares.

A Mundo Verde tem 800 fornecedores, a maioria de pequenas empresas, totalizando cerca de dez mil itens à venda. No ano passado, passou a oferecer alternativas com marca própria, o que deve ser intensificado em 2014. O valor da franquia varia de R$ 280 mil a R$ 330 mil, incluindo capital de giro, segundo Leite. O prazo de retorno é estimado entre 24 e 36 meses. "Em média, uma loja fatura entre R$ 120 mil e R$ 130 mil mensais, sendo que nas capitais e grandes cidades esse valor pode ser maior."

Na rede Via Verde, o faturamento médio por ponto é a partir de R$ 75 mil. "Em 2013, crescemos 100% em número de unidades e a meta para 2014 é dobrarmos novamente", afirma o gerente geral Maurício Nogueira. A marca fluminense tem 31 lojas e seis contratos assinados para novos pontos, em oito Estados. A franquia começa em R$ 230 mil. Somente no ano passado, foram 18 empreendimentos abertos. Com 100 fornecedores, uma das apostas de Nogueira são os alimentos sem glúten.

"O segmento de suplementos também está em expansão", afirma Mário Newton, ex-comerciante do ramo de papelaria que abriu uma franquia da Via Verde em Niterói (RJ), em setembro de 2013. Investiu R$ 500 mil no negócio, com oito funcionários. Faturou R$ 70 mil nos últimos meses de 2013 e a meta para 2014 é fechar o caixa com R$ 90 mil de faturamento. Segundo Newton, antes de escolher uma franquia da área deve-se evitar pontos próximos à concorrência e conhecer bem os franqueadores. "Planejo abrir outra loja em 2014", diz.

Em Guarapari (ES), Demétrio Iabrudi de Castro, depois de 30 anos trabalhando como analista de sistemas, inaugurou um ponto da marca Nação Verde em abril de 2013, com investimentos de R$ 320 mil. Com quatro funcionários, começou a ter retorno financeiro sete meses depois. "A estimativa é faturar R$ 500 mil em 2014", diz Castro, que vende produtos a granel, suplementos alimentares, cosméticos e alimentos funcionais.

Segundo Ricardo Cruz, fundador da Nação Verde, é possível entrar na rede com o modelo de microfranquias, com lojas de menor porte, a partir de R$ 110 mil. "As vendas podem ser feitas pela internet, com softwares de gestão individual para cada ponto", diz.

No mercado há 28 anos e há dois no sistema de franquias, a Ponto Natural vai inaugurar cinco novas lojas nos próximos 50 dias. A companhia, que vende grãos, cereais, orgânicos, chás e frutas desidratadas, foi criada em Franca (SP). Tem 17 lojas e oito pontos em fase de abertura, em oito Estados. No ano passado, implantou sete unidades, segundo o sócio-diretor Marcel Acedo, ex-jogador profissional de futebol. "A expectativa para 2014 é ter 30 unidades em operação e chegar a 100 lojas, em cinco anos."

Segundo Acedo, a maioria dos franqueados tem de 25 a 45 anos. "Há muitos casais, entre os sócios, que mostram afinidade com os produtos à venda." A marca trabalha com 150 fornecedores, além de itens de fabricação própria. A ideia é aumentar o mix das ofertas da marca, chegando a cerca de 80% do total nas prateleiras. Em 2014, deve lançar uma linha premium de chás. O investimento total na franquia custa a partir de R$ 165 mil.

Em Juiz de Fora (MG), José Fernando Rodrigues Gomes resolveu investir em uma loja da Ponto Natural, em 2012. Com três funcionários, conseguiu faturar R$ 550 mil no ano seguinte. "Esperamos um crescimento de 17% no faturamento de 2014", diz. Antes de iniciar o empreendimento, Gomes, que trabalhava na área pública, fez um estudo de mercado na cidade. Pesquisou a renda per capita e os hábitos de consumo da população. "Queria saber se haveria clientela para o negócio", lembra.



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