Faltam poderes para combater seguradora irregular
Valor Econômico
14/02/2013

Faltam poderes para combater seguradora irregular


Por Do Rio e de São Paulo

A atual gestão da Superintendência de Seguros Privados (Susep) está bastante focada no combate às empresas que atuam no mercado de seguros de forma ilegal. No último ano foram multadas cooperativas e empresas estrangeiras que atuavam no país de forma irregular.

Segundo um executivo de uma seguradora, esse foco deriva do perfil jurídico do superintendente da Susep, Luciano Santanna, que era procurador-chefe da Procuradoria Federal antes de ser nomeado para comandar a autarquia.

Segundo a autarquia, hoje cerca de 300 empresas atuam irregularmente como seguradoras no país, enquanto o mercado como um todo tem apenas 190 que operam legalmente. O superintendente lembra, porém, que os fiscais da Susep não têm atualmente as prerrogativas legais necessárias para tomar atitudes contra essas empresas.

Pela regra atual, se a Susep quiser obter informações de uma empresa irregular, precisa entrar com uma ação judicial. "É um processo moroso e complexo. Não temos condições de ingressar com inúmeras ações apenas com esse propósito, de ter acesso à documentação", disse Santanna.

O projeto a ser apresentado ao Ministério da Fazenda propondo que a Susep se torne uma agência reguladora com maiores poderes de intervenção prevê que os fiscais passem a ter autoridade pa- ra requisitar documentos e informações de empresas que supostamente estejam exercendo atividades de seguros sem autorização. (LB e TF)

 

© 2000 – 2012. Todos os direitos reservados ao Valor Econômico S.A. . Verifique nossos Termos de Uso em http://www.valor.com.br/termos-de-uso. Este material não pode ser publicado, reescrito, redistribuído ou transmitido por broadcast sem autorização do Valor Econômico. 

Leia mais em:





Obrigado por comentar!
Erro!
Contato
+55 11 5561-6553
Av. Rouxinol, 84, cj. 92
Indianópolis - São Paulo/SP