Mercado à Vista
15/06/2012
MERCADO À VISTA
 
Com foco na melhoria de processos, mas sem descartar novas aquisições na área médica e na odontológica, Sul América reestrutura sua unidade de saúde.
 
 
"No fundo a mudança redefine atribuições e tem um foco exclusivo em processos e melhorias para lidar com os usuários da Sul América"
Gabriel Portella
 
·         Marco Antonio Antunes assume a diretoria operacional da instituição. Antes, o executivo atuava como diretor de relacionamento com o cliente;
·         Manoel Cardoso era diretor de Operações e Produtos, hoje ele comanda a diretoria de Operações. A parte de produtos foi remanejada para a área de Lopes;
·         Antes diretor da Allianz Saúde, Mauríhtcio Lopes comandará a diretoria Técnica e de Produtos.
 
 
 
Não é só a reestruturação de uma área que responde por 65% do faturamento da empresa. Com a nova divisão, o setor de saúde da Sul América também se prepara para futuras conquistas. É o que conta o vice- presidente da Sul América Saúde, Gabriel Portella. A seguradora passou por mudanças organizacionais que geraram três diretorias na área de saúde, além de uma superintendência odontológica.
Para comandar a área Técnica e de Produtos, a seguradora trouxe Mauricio Lopes, que possui 10 anos de experiência na área de saúde suplementar. Marco Antonio Antunes e Manoel Cardoso, que já estavam na companhia, assumiram a diretoria de operações e diretoria de relacionamento, respectivamente. A direção da área odontológica está sem superintendente até o fechamento desta reportagem. De acordo com Portella, a opção pelo novo formato ocorreu para obter uma melhoria na gestão da área, pois a antiga organização já não comportava o desenvolvimento da unidade. “O modelo organizacional já não estava respondendo como precisávamos. No fundo, a mudança redefine atribuições, tem um foco exclusivo em processos e melhorias para lidar com os usuários da Sul América. Ao mesmo tempo a gente tem que estar preparado com a estrutura mais dedicada nos processos e na automação”, explica.
Antunes dará andamento ao departamento de operações, que já conta com processos automatizados. Hoje, 90% das contas médicas são transmitidas eletronicamente, o que resulta em diminuição de custo e de tempo, além de transmitir 250 mil contas por mês com certificação digital. Já Cardoso comandará a área responsável pela interface com os segurados e prestadores de serviço, além de aprimorar o relacionamento, tem
a meta de crescimento no número de beneficiários. Vindo da Allianz, Lopes está na diretoria técnica e de produtos, que responderá pela área de gestão de risco. “O nosso grande objetivo é ter o preço mais justo e adequado para alcançar a maior rentabilidade possível, rede necessária para atendimento ao cliente”, diz Portella.
 
Mercado
 
No primeiro trimestre de 2011, a Sul América Saúde cresceu 18% se comparado ao mesmo período de 2010. Os prêmios do seguro saúde somaram R$1,4 bilhão, 27% a mais que no primeiro trimestre do ano anterior.
No último mês de abril, a empresa concluiu a compra da Dental Plan, operadora de planos odontológicos com atuação nas regiões Norte e Nordeste. Com a incorporação da carteira, a seguradora atingiu os 2,2 milhões de beneficiários, 400 mil só na área odontológica.
Portella diz que não tem uma meta para a participação da saúde nos negócios da seguradora, mas não descarta aquisições no mercado. “É engraçado, o primeiro objetivo é melhorar, e depois se preparar para oportunidades de aquisição, seja na Odontologia ou na área de saúde”. Ter uma preparação ainda melhor, mais focada. Sempre temos um olhar sobre o mercado, quando tiver oportunidade e com o preço que viabilize retorno. “Saúde é e continua sendo um produto importante para empresa”, finaliza.
 
 
 
ALGUNS NÚMEROS:
2,2 milhões de segurados em saúde e odontologia correspondem a 65% do faturamento da empresa que registrou 18% de crescimento no 1° trimestre de 2011.
 




Obrigado por comentar!
Erro!
Contato
+55 11 5561-6553
Av. Rouxinol, 84, cj. 92
Indianópolis - São Paulo/SP