Gaúchos vencem concurso de startups
30/11/2017
A França quer apoiar mais empreendedores brasileiros. Quem afirma é Richard Gomes, novo diretor no Brasil da Business France Latin America. "O nosso plano é funcionar como um 'Tinder' de negócios", compara o executivo, se referindo à rede social que promove encontros. A Business France é a agência do governo francês de apoio à internacionalização da economia, responsável por impulsionar o crescimento das exportações da França e facilitar investimentos estrangeiros no país. Este mês, realizou em São Paulo o Reveal&Invest Day, um concurso de pitches (apresentações) de 14 startups brasileiras e francesas interessadas em fechar contratos nos dois mercados.

Para vencer a competição, os empresários tinham três minutos para defender, em inglês, planos de negócios para uma banca de jurados formada por representantes de companhias como Ericsson, TIM e Waze, além de entidades de fomento ao empreendedorismo como Anjos do Brasil, Startup Farm e o French Tech Hub São Paulo. Os vencedores ganharam uma viagem de ida/volta França-Brasil, oferecida pela Air France, e programas de softlanding (início de atividade) em incubadoras no Brasil e na Europa.

O escolhido entre as iniciativas brasileiras foi o empresário Ezequiel Vedana da Rosa, fundador e CEO da Piipee, de Bento Gonçalves (RS). Fundada em 2015, a companhia de três funcionários já conquistou mais de 400 clientes. A maioria é de grandes organizações, como Braskem, ArcelorMittal e M.Dias Branco.

A Piipee desenvolveu um sistema que promete reduzir em até 80% o consumo de água usada nas bacias sanitárias. Funciona com um 'dispenser' acoplado ao vaso. Ao ir ao banheiro, o usuário não aciona a descarga, mas o dispositivo da marca, que libera uma solução biodegradável. "O produto remove o odor, altera a coloração da água e higieniza o sanitário, sem a necessidade de gastar o líquido com a descarga", diz Rosa. O 'dispenser', com um refil de 500 ml da solução, custa a partir de R$ 104. A empresa faz vendas on-line, mas o plano é entrar no varejo. "Entre 2016 e 2017, crescemos 250%."

Segundo Rosa, o acionamento do Piipee é mais barato que o custo de uma descarga. "A economia pode ser de até R$ 0,20, por vez, conforme a região". A maior dificuldade enfrentada no negócio, diz, foi mudar a consciência das pessoas em relação à forma de utilizar o vaso sanitário. Por outro lado, angariou a simpatia de corporações localizadas em prédios com grandes quantidades de mictórios. Alguns clientes conseguiram reduzir em mais da metade o consumo total de água, afirma.

As exportações da solução começaram em abril, com contratos no México e Moçambique. Mais dez novos países estão na mira do empresário, que pretende abrir, em breve, um escritório no exterior. Além da França, a Piipee quer chegar à Espanha e Portugal, além de mais países africanos. Toda a fabricação é terceirizada com parceiros, o que garantiu um rápido crescimento nas entregas. "A produção também pode ser realizada no local onde a demanda é maior, com a possibilidade de reduzir custos com impostos e logística".

Em outubro, a Piipee venceu o desafio Sebrae Like a Boss 1 Up, competição realizada em diversas etapas, desde a Campus Party São Paulo, no início do ano. A ação oferece consultoria aos empresários. Também entrou no Accelerate 2013, realizado pelo espaço de empreendedorismo Impact Hub, na Suíça, junto com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

Do lado francês, a vencedora do Reveal&Invest Day foi a Ignilife, plataforma móvel que ajuda a monitorar dados de saúde. "A ferramenta pode ser personalizada para cada usuário", diz o CEO Fabrice Pakin. Segundo Pakin, o aplicativo fornece aos clientes estatísticas sobre o estado de saúde da população. Também atende à necessidade de reduzir despesas na área, em empresas e planos de saúde. O site da empresa, fundada em 2011, já está em português, além de outros quatro idiomas. No ano passado, a Ignilife recebeu um aporte de € 1,4 milhão do grupo segurador francês Malakoff Médéric.

Fonte: Valor




Obrigado por comentar!
Erro!