Saúde em tempo real, 24 horas por dia
21/03/2018

Os avanços da tecnologia aplicada à saúde têm trazido muitos benefícios para os profissionais da área e pacientes. Um bom exemplo é o mCare, um sistema inovador que permite o acompanhamento e compartilhamento online das condições de saúde do usuário em tempo real elaborado pela Montreal, uma das maiores integradoras de soluções de TI do Brasil, e a Elar, empresa do segmento de saúde e gestão médica especializada em produtos médicos nacionais e importados.

A tecnologia encaminha indicadores clínicos – como temperatura, pressão arterial, taxa de glicose, entre outros – para um médico, hospital, plano de saúde ou qualquer outro destinatário indicado pelo usuário. Trata-se de um sistema extremamente útil também para pacientes internados sob regime de home care.

“O aumento da expectativa de vida da população, o desenvolvimento de doenças crônicas e o sedentarismo exigem mudanças na forma de lidar com prevenção, diagnósticos, monitoramento e com o tratamento de doenças. As novas formas de execução de exames são essenciais para prevenir doenças e agravamento de problemas”, diz Adriano Carpinetti, gerente de Inovações da Montreal.

O mCare, apoiado na tecnologia bluetooth, permite a transmissão de dados dos dispositivos (termômetro, aparelho de pressão, oxímetro, balança etc.) para o smartphone (iOS ou Android) ou qualquer outro device do paciente ou de um acompanhante. As informações podem ser automaticamente compartilhadas com o médico – em caso de oscilações atípicas, ele recebe ainda um alerta imediato. O especialista, então, pode orientar o paciente sobre o melhor procedimento ou, se necessário, providenciar sua remoção para uma unidade hospitalar – o mesmo sistema permite ainda a transmissão dos dados clínicos aos demais profissionais envolvidos no atendimento. Todo o histórico do usuário fica armazenado na nuvem, em um ambiente desenvolvido pela própria Montreal, o MI Box.

“Fala-se muito, hoje em dia, em wearables, ou seja, em controlar o indivíduo monitorando-o e, de modo proativo, tomar uma ação em seu benefício. Por sua vez, o número de pacientes crônicos cresceu significativamente no Brasil. A Montreal dedicou-se, então, a desenvolver, uma tecnologia capaz de dinamizar o atendimento médico e melhorar a qualidade de vida de portadores de doenças crônicas ou mesmo pacientes em home care. Neste caso, o tempo entre um problema clínico, a transmissão das informações e o contato com o médico é ainda mais vital e decisivo”, destaca Adriano Carpinetti.

O mCare funciona por meio de três canais integrados: um aplicativo para o usuário (disponível para os usuários dos sistemas iOS, Android e Windows) , um portal internet e dispositivos de sinais vitais. Por ora, a tecnologia estará disponível para dois tipos específicos de termômetro, um de contato e outro de medição contínua, um oxímetro, um aparelho de pressão, um glicosímetro e uma balança.

O sistema possibilita, por exemplo, o acompanhamento contínuo da taxa de glicose. Neste caso, o dispositivo fica conectado ao usuário, com uma medição periódica predefinida. O dispositivo está conectado por bluetooth ao smartphone ou tablet, que recebe e transmite os dados para a central da Montreal. Em caso de alguma intercorrência, uma variação de taxa fora dos limites previamente estabelecidos, o sistema automaticamente envia as informações para o cadastrado que o próprio paciente indicar. Por meio de SMS, E-mail ou contato de voz.





Obrigado por comentar!
Erro!
Contato
+55 11 5561-6553
Av. Rouxinol, 84, cj. 92
Indianópolis - São Paulo/SP