Planalto quer médicos militares no SUS
Valor Econômico
07/08/2013

Planalto quer médicos militares no SUS

Por Bruno Peres | De Brasília

A ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, disse ontem que o governo quer aprovar uma proposta de emenda à Constituição (PEC) já existente no Congresso prevendo a permissão à atuação de médicos das Forças Armadas na rede pública de saúde.

"É uma possibilidade de termos um reforço significativo de médicos, principalmente por que as Forças Armadas estão localizadas em regiões de difícil acesso", disse a ministra em entrevista no Palácio do Planalto.

Ideli acompanhou a extensa reunião da presidente Dilma Rousseff com líderes do governo no Senado para tratar do programa Mais Médicos, que o governo espera ver aprovado até o início de setembro na comissão especial que faz análise prévia da proposta.

A PEC 122, que poderá estender aos profissionais de saúde das Forças Armadas a possibilidade de dupla atuação ou de cessão dos médicos militares, foi apresentada pelos senadores a Dilma durante a reunião no Palácio do Planalto.

A orientação dada pela presidente, então, foi de um debate célere visando a rápida aprovação, relatou Ideli aos jornalistas, acrescentando que a discussão da proposta definirá os critérios e regras para essa extensão da atuação dos médicos militares.

A ministra destacou o propósito da presidente de reforçar o diálogo com os parlamentares e citou o exemplo da proposta apresentada à presidente, que, segundo Ideli, a desconhecia. "Quando a gente conversa com maior frequência as soluções também têm potencial de aparecer", afirmou Ideli.

Ao comentar a série de reuniões feitas com ministros indicados por partidos políticos aliados e respectivas lideranças de bancadas no Congresso, Ideli afirmou que a intenção é criar "um ambiente favorável para apreciação de matérias" pelos parlamentares.

Esse "ambiente favorável" mencionado pela ministra também será buscado pela presidente Dilma Rousseff com novas reuniões com senadores e deputados aliados. Provavelmente na próxima semana, disse a ministra, Dilma terá espaço para debater a análise de vetos presidenciais.

 

© 2000 – 2013. Todos os direitos reservados ao Valor Econômico S.A. . Verifique nossos Termos de Uso em http://www.valor.com.br/termos-de-uso. Este material não pode ser publicado, reescrito, redistribuído ou transmitido por broadcast sem autorização do Valor Econômico. 

Leia mais em:





Obrigado por comentar!
Erro!
Contato
+55 11 5561-6553
Av. Rouxinol, 84, cj. 92
Indianópolis - São Paulo/SP