Problemas neonatais
30/05/2019

Cerca de 1,5 mil bebês nascem todos os anos na Maternidade do Grupo São Cristóvão Saúde. Desses, em torno de 5% são prematuros, ou seja, nascem antes de completar 37 semanas de gestação, fator que eleva os riscos de desenvolvimento de problemas de saúde. E essa é uma das razões que leva a instituição a desenvolver uma série de medidas para prevenir e combater complicações decorrentes da prematuridade ou demais doenças que podem acometer os recém-nascidos.

Segundo a pediatra responsável, Claudia Conti, “seja para o recém-nascido prematuro ou de termo (nascido após 37 semanas), a medicina vem avançando em vários sentidos para promover mais saúde e qualidade de vida aos bebês”.
Entre as ações voltadas para a maternidade, estão os projetos voluntários Octo e Mãe Coruja, além dos investimentos feitos recentemente na UTI Neonatal, que conta agora com um monitoramento 24h permitindo o diagnóstico precoce de lesões cerebrais.

O CEO do Grupo, engenheiro Valdir Pereira Ventura, ressalta que o empenho da instituição em oferecer um atendimento completo às gestantes e aos seus filhos tem trazido ótimos resultados. “Temos mantido um índice de sucesso de mais de 98% dos casos de prematuridade desde 2014, e acreditamos que o resultado pode melhorar ainda mais com a ajuda dos avanços da medicina e de projetos tão importantes como estes”, comemora.

Criado na Dinamarca, em 2013, o projeto consiste em confeccionar e doar polvos de crochê para bebês prematuros que estão na UTI Neonatal. Experiências mostram que o polvo, com os seus tentáculos, faz com que o bebê se sinta acolhido, controlando a frequência cardíaca e respiratória, melhorando seus sinais vitais, ajudando no ganho de peso e reduzindo no tempo de permanência na internação. O projeto, sem fins lucrativos, foi implementado no hospital por meio de uma parceria no fim do ano passado (2018). Os polvos são confeccionados por um grupo de voluntárias em uma oficina terapêutica monitorada pela Dayane Sanches de Castro, Terapeuta Ocupacional do Centro de Atenção Integral à Saúde (Cais), do Grupo São Cristóvão. Os materiais utilizados são todos doados pelas participantes da oficina e pela comunidade. Depois de prontos, os polvos são doados para as maternidades de diversas Instituições.

O mais recente investimento do Grupo São Cristóvão Saúde foi resultado de uma parceria entre a instituição e a organização PBSF – Protecting Brains & Saving Futures (Protegendo Cérebros e Salvando Futuros), que desenvolveu uma Central de Monitoramento 24h no intuito de minimizar o risco de sequelas neurológicas nos recém-nascidos.
Pontos de coleta: recepções de atendimento do Hospital e Centros Ambulatoriais São Cristóvão.

Informações e inscrições para a Oficina do Projeto Octo: Setor PRO Ativa, pelos números 2029-7718 ou 2029-7781. Informações sobre o Projeto Mãe Coruja: através do e-mail mope@saocristovao.com.br e pelos números 2029-7385 ou 2029-7386.

Fonte: Anahp




Obrigado por comentar!
Erro!
Contato
+55 11 5561-6553
Av. Rouxinol, 84, cj. 92
Indianópolis - São Paulo/SP