Cooperados da Unimed Juiz de Fora debatem Governança Clínica
13/06/2019

“Pense que tem alguém fazendo melhor que você”. Foi assim, sem rodeios, que a Diretora de Qualidade Assistencial da Rede D’Or São Luiz, a pediatra neonatologista especialista em Gestão de Serviços de Saúde, Helidea Lima, chamou a atenção da plateia do 13° Encontro de Cooperados da Unimed Juiz de Fora. Com o tema “Governança Clínica”, o evento reuniu médicos e profissionais da saúde na Sociedade de Medicina, nesta segunda-feira (10/6), e debateu a cultura da segurança, com a participação especial também do Diretor Técnico do Hospital da Unimed Juiz de Fora, o médico intensivista Marcos Oliveira.

Com experiência magistral em gestão, Helidea Lima e Marcos Oliveira focaram na importância do médico compreender e absorver processos padronizados de melhorias na assistência. Com relatos de casos, validaram que o sucesso de toda organização de saúde está no equilíbrio entre o resultado que o paciente espera e o custo do atendimento. “Isto é o valor em saúde. A experiência do paciente é a satisfação dele, com um o cuidado seguro e um bom desfecho clínico. E trabalhar a satisfação é evitar desperdícios e minimizar riscos. Por isso, o médico deve ser um líder e atuar em equipe interdisciplinar. Ele é o tomador de decisão”, pontuaram, chegando ao modelo do Hospital da Unimed Juiz de Fora.

Para assegurar a efetividade da intervenção clínica, o Hospital Unimed seguirá um protocolo inovador de gerenciamento de riscos e eventos adversos, com médicos hospitalistas, auditoria clínica avaliadora de desempenhos, transparência de gestão, educação e treinamento contínuos de todos os profissionais, médicos e não médicos, para estabelecer sua cultura de segurança. Segundo Marcos Oliveira, da recepção à direção, todos estarão aptos para acolher o paciente.

“É fundamental esse ambiente de excelência em cuidados clínicos. Organizações como a Unimed Juiz de Fora, que sinalizam comprometimento com o aprimoramento contínuo da gestão, estão um passo à frente”, elogiou Helidea Lima. Todos os médicos que participaram do 13° Encontro de Cooperados foram pontuados no PIC – Programa de Participação Pontuada.





Obrigado por comentar!
Erro!
Contato
+55 11 5561-6553
Av. Rouxinol, 84, cj. 92
Indianópolis - São Paulo/SP