Startup ajuda empresas de saúde a ouvir melhor as pessoas
05/08/2019

Um modelo de gestão que dá voz às pessoas está mudando a forma como as empresas criam, planejam e tomam decisões. Ao valorizar a sabedoria coletiva, o crowdsourcing voting (ou votação colaborativa), ajuda os gestores das empresas a ouvir melhor as pessoas. O objetivo é incentivar a participação ativa de clientes, funcionários entre outros públicos de interesse, a opinar e sugerir ideias para desafios de negócio ou mesmo para melhorar processos, produtos e serviços.

A plataforma digital da Waggl Brasil permite às empresas obter feedbacks para capturar as ideias e opiniões das pessoas. Já para os indivíduos que participam das pesquisas, é uma oportunidade para ter voz ativa e se envolver diretamente na criação e melhorias de produtos e serviços. “Para uma empresa ter sucesso é fundamental contar com um ecossistema engajado e motivado. Acreditamos no poder da colaboração para tornar os ambientes nas companhias mais humanizados. Quando as empresas ouvem seus públicos de interesse, desde clientes e funcionários até parceiros e fornecedores, todo o ambiente de negócio torna-se transformador”, afirma Kiko Campos, gerente geral da Waggl Brasil.

Segundo o executivo, em organizações com uma gestão fechada, que não dá a oportunidade de as pessoas opinarem e se sentirem realmente parte do negócio, insights criativos e valiosos para soluções de problemas ficam escondidos. “Para as empresas, o maior benefício da plataforma Waggl é a oportunidade de elas acessarem a sabedoria coletiva e obter ideias inovadoras a um baixo custo. Isso ajuda, por exemplo, a criação de produtos e serviços que os clientes realmente desejam, e não o que a empresa acha que eles precisam”, diz Campos.

A Waggl é uma plataforma digital para a realização de pesquisas tipo pulso, que são caracterizadas por serem rápidas, pontuais e ocorrerem com maior frequência. Ao dar voz a grupos de pessoas na escala de uma pesquisa e com a precisão de um modelo de focus group, a aplicação auxilia a tomada de decisões rápidas dos líderes, embasadas em dados concretos, de forma simples, ágil e inclusiva. “Com a Waggl, as longas pesquisas periódicas que pouco contribuem com a estratégia das organizações são substituídas por calendários de pulsos, que são mensurações dinâmicas e constantes feitas por meio de perguntas ativas”, afirma Campos.

Análise rápida de dados

A tecnologia da Waggl coleta, seleciona e analisa as respostas – abertas e fechadas – em tempo real e de forma inteligente. Desde o começo da pesquisa, os resultados estão sempre atualizados e podem ser acessados a qualquer momento e ainda em formato de infográfico para facilitar o entendimento. A plataforma consegue analisar as respostas abertas, identificando as palavras chave.

Um dos diferenciais da plataforma é o crowdsourcing voting, que permite aos respondentes eleger entre respostas abertas dos demais participantes, aquela que considera a melhor para um questionamento. Por meio de um algoritmo exclusivo, as opiniões mais escolhidas são indicadas para votações individuais e, ao final é apresentado um ranking com aquelas que melhor representam o consenso das opiniões da maioria. “Isso é importante porque potencializa a visão coletiva sobre um desafio ou processo de melhoria, por exemplo”, ressalta Campos. A plataforma foi desenvolvida para permitir que as pessoas deem feedbacks e respondam a ideias fornecidas por outras, de forma anônima.

Expansão

A Waggl Brasil está expandindo sua atuação local e planeja chegar a 100 clientes ativos até 2020. A startup possui mais de 20 clientes, entre eles: Volkswagen, Goodyear, Banco Pan, Renault Nissan e L´Occitane.

Sediada no Vale do Silício, na Califórnia, a Waggl é líder de mercado em crowdsourcing nos Estados Unidos e desembarcou no Brasil em abril de 2018. Lá fora, a startup de tecnologia possui mais de 150 clientes, entre eles, a Microsoft, Boeing, 3M, Heineken, Deloitte e o Departamento de Defesa dos Estados Unidos (US Navy – Comando de Sistemas Marinhos Navais).





Obrigado por comentar!
Erro!
Contato
+55 11 5561-6553
Av. Rouxinol, 84, cj. 92
Indianópolis - São Paulo/SP