Agosto verde: Sintomas vagos dificultam diagnóstico do linfoma
07/08/2019

A boa notícia é que o paciente com câncer hematológico conta com novos medicamentos, inclusive para os casos mais raros

O câncer pode acometer diferentes partes do organismo, sendo uma delas o sangue. Por isso, agosto é o mês reservado para falar sobre o combate a uma das neoplasias mais comuns relacionadas: o linfoma¹. Trata-se, na verdade, de uma série de doenças e subtipos com características e graus de agressividade distintos. “Para ter uma ideia, existe mais de 60 tipos de linfoma não-Hodgkin, o que também torna o diagnóstico mais complicado, comprometendo muitas vezes as possibilidades de cura²”, enumera o hematologista Carlos Chiattone, Professor Titular da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e coordenador do setor de onco-hematologia do Hospital Samaritano de São Paulo

Além da existência de uma gama diversa, um dos impasses envolvendo esse cenário é que os sintomas nem sempre são evidentes, sendo até confundidos com outras doenças. Por vezes, o paciente sente apenas fadiga, perda de apetite e de peso, tem quadros de infecções recorrentes, entre outras manifestações3.

Segundo o especialista, como o diagnóstico precoce costuma ser importante para os bons resultados no tratamento, um dos diversos desafios da comunidade médica é conscientizar e informar a população sobre essas doenças, que ainda são pouco conhecidas.

Segundo o Dr. Chiattone, os cânceres hematológicos geralmente afetam a produção e a funcionalidade dos glóbulos vermelhos ou brancos. “ Muitas vezes, com o progredir da doença ocorre o comprometimento da medula óssea, onde o sangue é produzido, e implica na interrupção do processo de desenvolvimento dessas células por um crescimento descontrolado de células anormais e cancerígenas”, esclarece. “Esse desequilíbrio impede as células do sangue de realizar algumas de suas funções, como por exemplo, combater as infecções, tornando o organismo mais suscetível”, complementa.

O linfoma afeta o sistema linfático, responsável pela remoção de fluídos corporais entre outras funções bem importantes, como a defesa do organismo. Esse tipo de câncer ocorre quando certas células do sistema linfático, que deveriam nos proteger contra as ameaças, se proliferam de forma descontrolada, afetando o sistema linfático. “Divididos entre linfoma de Hodgkin (LH) e linfoma não-Hodgkin (LNH), ambos apresentam comportamentos, sinais e graus de agressividade diferentes”, informa o hematologista.

Por razões ainda desconhecidas, o número de casos do linfoma não-Hodgkin (LNH) duplicou nos últimos 25 anos, principalmente entre pessoas com mais de 60 anos¹. Diante de um cenário tão diverso e complexo, a boa notícia é que hoje é possível encontrar mais opções de tratamento, alguns bem específicos, indicados para determinados tipos de cânceres hematológicos raros. Com essas novas opções, cada vez mais seletivas, o prognóstico dos pacientes diagnosticados com algum tipo de câncer hematológico melhorou4.





Obrigado por comentar!
Erro!
Contato
+55 11 5561-6553
Av. Rouxinol, 84, cj. 92
Indianópolis - São Paulo/SP