Elsevier integra as soluções Care Planning e Order Sets no prontuário eletrônico do SOUL MV
08/08/2019

Chegam ao Brasil as soluções adotadas por quase todos os hospitais dos Estados Unidos, que ajudam na execução dos planos de cuidados interdisciplinares e prescrições que guiam o cuidado com o paciente.

A Elsevier, uma das mais conceituadas empresas provedoras de informação científica e médica do mundo, e a Healthcare Alliance, plataforma que visa promover e desenvolver um marketplace que conecta as melhores empresas especializadas em soluções para saúde, fecharam uma parceria que abre a porta para o hospitais que têm o sistema SOUL MV, plataforma de gestão em Saúde da MV, se ajustem melhor à equação de saúde baseada em valor.

O primeiro fruto dessa parceria é a integração das soluções de apoio à decisão clínica Order Sets Care Planning, que será apresentada pela primeira vez no Brasil durante o MV Experience Forum 2019, evento realizado pela MV desde 2008 e que acontece nos dias 8 e 9 de agosto na sede da empresa no Recife (PE). As soluções já estão disponíveis para assinatura imediata aos hospitais clientes da MV.

“Trazer o Care Planning e o Order Sets para o Brasil é uma decisão estratégica da Elsevier para colaborar com o cenário desafiador atual do país. Estamos muito felizes de termos trabalhado em colaboração constante com a Healthcare Alliance e a MV e contribuir para que o setor de saúde brasileiro entenda a importância da tecnologia para realizar um melhor atendimento aos pacientes e, ao mesmo tempo, dar segurança e assertividade às equipes médicas e multidisciplinares”, explica Claudia Toledo, diretora de Clinical Solutions da Elsevier.

Pesquisa recente da The Advisory Board Company para entender como os hospitais que estão liderando uma organização baseada em evidências, mostra que 75% dos CMOs afirmam que sua equipe médica aceita uma prática baseada em evidências. Porém 56% dos médicos dizem que eles não usam os guidelines mais recentes.

Ambas companhias já atuam juntas com a integração do Clinical Key, mecanismo de pesquisa clínica que fornece respostas rápidas e concisas e acesso profundo a evidências sempre que os médicos precisarem.

Care Planning e Order Sets

“A cada três minutos, cerca de dois brasileiros morrem em um hospital como resultado de um erro que poderia ser evitado. É a primeira ou segunda causa de morte no país. Em 2015, houve 434.000 mortes (1.000 mortes por dia). O Care Planning da Elsevier traz para dentro do prontuário eletrônico o fluxo de trabalho clínico completo que inclui planejamento de cuidados e ferramentas de documentação para dar suporte a todos os processos de cuidado (história do paciente, planejamento de cuidados, fornecimento de cuidados, educação do paciente, avaliação de metas e dispensas do paciente). E um enorme aumento de performance para as equipes e uma redução expressiva de estresse, riscos e custos associados”, explica Claudia Toledo.

O Care Planning tem cerca de 400 hospitais como clientes no mundo e é Prêmio KLAS 2017, 2018 e 2019 na categoria Order Set & Care Plans, seguida pela plataforma Order Sets, mais recentemente lançada.

Desenvolvidas nos Estados Unidos, as duas soluções foram traduzidas e adaptadas aos cuidados, medicamentos e práticas do Brasil, por médicos e especialistas brasileiros.

O Care Planning traz um plano de cuidados único centrado no paciente, que mostra os problemas, as intervenções, os resultados esperados e a educação do paciente, pautada nas diretrizes de prática clínica baseadas em evidências, bem como as avaliações padronizadas para toda a equipe de atendimento interdisciplinar colocar em prática. Indexados às taxonomias mais importantes como Snomed, NNN, CID, permite fácil implementação de acordo com as rotinas de cada hospital.

Integrados nos prontuários eletrônicos, os planos de cuidados do Care Planning ajudam os profissionais de saúde a realizar cuidados padronizados, a reduzir a fragmentação do cuidado, a fazer  transições mais suaves dos cuidados e ainda na redução de erros e custos.

Já o Order Sets traz protocolos em formato de prescrição e check-list que padronizam a prestação de cuidados para reduzir complicações evitáveis, erros e prolongar as estadias desnecessárias do paciente. Desta forma, o hospital melhora a experiência do paciente, evitando testes, tratamentos e procedimentos desnecessários, reduzindo custos inoportunos e melhorando os resultados.

Com a necessidade crescente da saúde baseada em valor e modelos de pagamento por performance que visam incentivar os prestadores de cuidados a oferecer atendimento de melhor qualidade, vinculando o reembolso aos resultados, é essencial ter prescrições pré-montadas, sempre atualizadas e baseadas em evidências, que geram maior gestão, conformidade e melhor atendimento proporcionados pelo Order Sets da Elsevier.

“Setenta e quatro por cento dos hospitais dizem que protocolos em formato de prescrições é complexo e a sua autoria, aprovação e manutenção é um processo difícil de gerenciar. Noventa e cinco por cento dos hospitais dos Estados Unidos já usam soluções de order sets para melhor gestão e resultados. Os Order Sets da Elsevier vêm justamente para ajudar os hospitais do Brasil a melhorar a sua performance, a exemplo dos Estados Unidos”, comenta Claudia Toledo.

A Elsevier já produz 25% de todas as informações de saúde baseadas em evidências do mundo e trabalha com mais de 17 fornecedores de prontuários eletrônicos para integrar nossas soluções à assistência. As informações integradas ajudam a melhorar a prática profissional e os resultados, reduzem a variabilidade de atendimento, envolvem os pacientes, promovem uma cultura de qualidade, segurança e satisfação.

Sobre a Elsevier

Elsevier é uma empresa global de informação analítica que ajuda instituições e profissionais a progredir na ciência e cuidados avançados com saúde e melhorar a performance para benefício da humanidade. Elsevier fornece soluções digitais e ferramentas nas áreas de gestão de pesquisa estratégica, R&D (Research & Development), performance, suporte para decisão clínica e educação profissional, incluindo ScientDirect, Scopus, ClinicalKey e Order Sets. A empresa pública mais de 2.500 publicações digitais, incluindo The Lancet e Cell, mais de 35.000 e-books, títulos e muitos trabalhos de referência, como Gray’s Anatomy. Faz parte do RELX Group, um provedor mundial de informação e análise para profissionais e instituições de diversas áreas da indústria.





Obrigado por comentar!
Erro!
Contato
+55 11 5561-6553
Av. Rouxinol, 84, cj. 92
Indianópolis - São Paulo/SP