PPTA Saúde - Acreditação OPS
Consultoria e Assessoria de Qualidade
Preparamos sua operadora de saúde para a Acreditação!
A Consultoria visa proporcionar à empresa, condições necessárias para o desenvolvimento e aprimoramento de modo que seu desempenho atinja níveis satisfatórios de eficiência e eficácia. As informações captadas vão dar o suporte necessário à própria empresa no processo decisório.
 
Os consultores da PPTA Saúde preparam sua Operadora para
acreditação conforme a Resolução Normativa - RN Nº 277 (ANS)
1. Objetivo

Ajudar você a preparar a Acreditação de sua OPERADORA DE PLANO DE SAÚDE, demonstrando sua qualidade.

A PPTA Saúde oferece atendimento personalizado e um trabalho de estreita parceria, visando garantir o resultado esperado e a satisfação do cliente.

Como objetivos específicos, a consultoria da PPTA Saúde propõe:

  • Elaborar um diagnóstico das áreas funcionais da empresa para ACREDITAÇÃO segundo a RN 277/ANS;
  • Identificar seus pontos fortes e pontos fracos;
  • Identificar suas ameaças e oportunidades para ACREDITAÇÃO;
  • Propor soluções e mudanças específicas para as áreas julgadas mais necessitadas após uma análise;
  • Implantar e adequar sua OPS para receber a Acreditação segundo a RN 277/ANS.

 

 
2. Vantagens da Acreditação
  • Estar em conformidade com as normas de qualidade estabelecidas por órgãos governamentais
  • Aumento da satisfação e confiança dos clientes
  • Melhoria da imagem;
  • Racionalização de custos;
  • Diferenciação em relação à concorrência;
  • Melhoria na organização interna;
  • Motivação das equipes para busca continua de melhorias.
 
3. Etapas de Preparação
  • Avaliação / Diagnóstico
  • Identificação e Elaboração de Documentos para Acreditação
  • Implantação de Controles da Qualidade
  • Treinamentos Internos e Treinamentos Dirigidos
  • Auditoria Interna
  • Tratamento de Não Conformidades, Ações Corretivas e Ações Preventivas
  • Acompanhamento do Processo de Acreditação junto ao OCP (Organismo de Certificação de Produtos/INMETRO).
 
4. Operadoras de Planos de Saúde

A acreditação e a certificação exigem que as Operadoras de Planos de Saúde cumpram um conjunto de requisitos padrão desenvolvidas para melhorar a qualidade dos Serviços de Saúde. Os requisitos da Certificação fornecem padrões e outros requisitos, em formatos impresso e eletrônico, para que as organizações tenham um roteiro claro e conciso para melhorar a segurança e o cuidado ao paciente.

4.1. Documentos aplicados aos planos de saúde

Uma série de documentos emitidos pela ANS que compõem o Programa de Acreditação de OPS:

  • RESOLUÇÃO NORMATIVA – RN Nº 277 – Institui o Programa de Acreditação de Operadoras de Planos Privados de Assistência à Saúde
  • RESOLUÇÃO NORMATIVA – RN Nº 275 - Dispõe sobre a Instituição do Programa de Monitoramento da Qualidade dos Prestadores de Serviços na Saúde Suplementar –QUALISS
  • RESOLUÇÃO NORMATIVA – RN Nº 267 - Institui o Programa de Divulgação da Qualificação de Prestadores de Serviços na Saúde Suplementar
  • RESOLUÇÃO NORMATIVA - RN Nº 139 - Institui o Programa de Qualificação da Saúde Suplementar

 

 
5. O que esperar da assessoria

Saiba o que esperar dos trabalhos de sua consultoria:

Consulta Preliminar (Diagnóstico)
Para as OPS que estejam considerando a Acreditação de seus serviços, esta atividade de baixo custo explica o processo de preparação para a Acreditação e fornece uma análise de alto nível dos pontos fortes e fracos da sua organização, bem como um plano de desenvolvimento.
Avaliação Organizacional
Para OPS nos primeiros estágios do processo de preparação, este serviço fornece uma análise aprofundada da capacidade atual da sua Operadora em atender aos padrões RN 277/ANS. Ao final da avaliação, nossos especialistas fornecerão a você um relatório dando prioridade aos padrões que precisam ser melhorados.
Assistência Contínua
Para OPS em qualquer fase do processo de preparação, consultoria presencial e suporte contínuo à distância, utilizando os meios de comunicação como e-mail, telefone e videoconferência. Suportes no local e programas de educação também estão disponíveis.
Avaliação Simulada
De 6 a 8 meses antes da sua auditoria oficial de Acreditação, este serviço é oferecido para uma avaliação prática abrangente onde será avaliado a prontidão quanto aos requisitos da Acreditação segundo a RN 277/ANS. As OPS descobriram que este é o passo mais importante e valioso no seu processo de preparação.
 
6. Auditorias em Sistemas de Gestão

As atividades de auditoria oferecidas têm como objetivo avaliar a adequação e a eficácia de Sistema de Gestão da Qualidade implementado ou em implementação. Diretrizes para auditorias de sistema de gestão da qualidade conforme a norma NBR 19011.

6.1. Serviços de Auditoria

AUDITORIA EXTERNA INDEPENDENTE
Atendendo aos requisitos da RN 277/ANS, conforme programação da empresa. Após a auditoria é gerado relatório final.
AUDITORIA DE AVALIAÇÃO DE FORNECEDORES
Avalia o Sistema de Gestão de fornecedores, segundo programação e requisitos definidos pelo nosso Cliente, permitindo avaliar, qualificar e classificar os fornecedores para identificação de Fornecedores Qualificados.

Por que terceirizar auditorias internas:

  • A terceirização das Auditorias Internas permite maior independência e melhoria do sistema de gestão através de recomendações apontadas por um profissional com conhecimento de vários sistemas de gestão, em diferentes ramos e atividades.
  • Auditores com diversidade de conhecimento necessário para a identificação das oportunidades de melhoria.
  • Não há necessidade de dispor do tempo de seus colaboradores para planejar, programar, executar e relatar as auditorias.
  • O resultado da auditoria será apresentado rapidamente, com total isenção e confidencialidade.

 

 
7. Gestão de Documentos

Organizar e gerenciar a informação são a estratégia constante das empresas que encontram na Tecnologia da Gestão dos Documentos, uma poderosa aliada para a tomada de decisões, vantagem competitiva e um facilitador para a gestão de suas atividades.

As instalações de arquivos devem prover um armazenamento seguro e pronta recuperação de todos os seus documentos. A planta e as condições do arquivo devem proteger seus conteúdos da deterioração. Sendo assim, as Empresas devem estabelecer e manter procedimentos para identificar, coletar, indexar, acessar, arquivar, armazenar, manter e dispor os registros de seu Sistema de Gestão da Qualidade.

Todos os registros devem ser legíveis e devem ser armazenados e preservados de tal forma que possam ser prontamente recuperados, em instalações que ofereçam ambiente adequado, de forma a prevenir danos, deterioração ou perda. Todos os registros devem ser mantidos seguros e com confidencialidade.

Uma problemática encontrada nas empresas é a ausência de profissionais qualificados e ferramentas adequadas para a eficiente administração dos seus arquivos, gerando várias perdas operacionais e financeiras.

Neste contexto a PPTA Saúde, realiza as seguintes atividades de Terceirização e Consultoria em CIÊNCIA DA DOCUMENTAÇÃO:

  • Subcontratação (Terceirização) de Arquivos de Certificação
  • Adequação de Instalações e Organização de Arquivos
  • Treinamento sobre organização e gestão dos documentos e arquivos
  • Assessoria na organização e inventário dos acervos já existentes
  • Racionalização dos espaços de guarda de documentos
  • Elaboração de POPs e Instruções de Trabalho para Arquivistas, disseminação da informação, arquivamento e destinação final da documentação a ser gerada regularmente.
  • Auditorias e Avaliações do desempenho na produção e Preservação de Documentos da Qualidade
  • Criação de Centro de Gestão de Documentos dentro da estrutura do cliente
  • Diagnóstico para avaliação de oportunidades e melhorias no Arquivo da empresa

 

 
8. Cursos e Treinamentos
Cenário

Nos dias de hoje, a evolução profissional é mais do que uma necessidade básica nas diferentes áreas do conhecimento e atividade humana. Em todos os lugares, a competitividade está cada vez mais em evidência, exigindo do profissional o aperfeiçoamento contínuo, a adaptação constante, a eficácia em todos os sentidos, o planejamento inteligente de sua atuação.

Proposta
A PPTA Saúde assume o compromisso de oferecer exatamente o diferencial para o desenvolvimento permanente nas áreas Empresarial, Tecnológica e Qualidade de sua Operadora. Assim, são ofertados Treinamentos, capacitações e desenvolvimento de competências em Sistemas da Qualidade.
  • Criação, Identificação e Revisão de Documentos para Acreditação.
  • Estabelecimento e Controle de Arquivos da Acreditação
  • Formação de Gestores da Garantia da Qualidade
  • Interpretação e Implementação de normas para Acreditação de OPS
  • Tratamento de Não Conformidade, Ações Corretivas e Preventivas.
  • Mapeamento e Gerenciamento de Processos
 
9. Dúvidas Frequentes

Aqui estão relacionados os temas que apresentam dúvidas e questionamentos, com suas respectivas informações, mais comuns sobre ACREDITAÇÃO. Outras consultas podem ser feitas pela seção CONTATO com sua dúvida.

O que é a Acreditação de uma OPS?

É um conjunto de atividades de avaliação do processo do serviço desenvolvido pela OPS os seus beneficiários, envolvendo as sete dimensões preconizados na RN 277/ANS para constatar se os seus serviços atendem às exigências dos requisitos da Resolução Normativa.

Por que devo buscar a Acreditação?

Para evidenciar a qualidade de seu serviço ao cliente e consumidor final. Pesquisa realizada pelo Inmetro mostra que o selo de qualidade da instituição é cada vez mais relevante no processo de decisão de compra.

Como posso Acreditar minha OPS?

O primeiro passo é providenciar a documentação necessária. Em seguida, são realizadas uma auditoria do processo da empresa, e a coleta evidencias dos seguimentos dos serviços conforme a RN 277/ANS. Sendo os resultados positivos, a empresa recebe a licença de uso das marcas Inmetro/OCP (Organismo de Certificação de Produtos).

Quais as vantagens da Acreditação?

A empresa certificada poderá exibir em seus produtos a logomarca do OCP, conferindo a eles um valor único e um diferencial de mercado. Além disso, um selo de qualidade pode garantir vantagens comerciais importantes, como por exemplo, permite a participação em programas que exigem a aquisição de produtos com selo de qualidade. Por outro lado, a certificação contribui com o processo produtivo, reduzindo desperdícios e, consequentemente, o custo do serviço.

Quanto tempo leva o processo de Acreditação?

Depende da situação em que se encontra. Quando a empresa já tem o sistema da qualidade implantado, o processo exige cerca de três meses.

Qual é a importância da norma ISO 9001 para a Acreditação?

As normas ISO tratam do sistema de gestão e garantia da qualidade dos processos nas empresas, o processo de Acreditação de OPS garante que a empresa tenha as condições necessárias para que seus serviços atendam às normas técnicas estabelecidas para eles.

A Acreditação, depois de obtida, é definitiva?

Não, para se manter a Acreditação a OPS deve periodicamente participam de novas auditorias comprovando a manutenção da qualidade do serviço segundo a RN 277/ANS.