Tecnologia é aliada na jornada do cliente
09/03/2018

80,7% dos brasileiros baixam ao menos um aplicativo por mês

Os tempos mudaram e se antes era necessário acessar um desktop para realizar simples tarefas, hoje bastam alguns toques ao celular para resolver problemas pelo e-mail, pagar contas, comprar medicamentos ou simplesmente aproveitar momentos de diversão. Só no Brasil, 70 milhões de pessoas acessam a internet pelo smartphone e 94% dos usuários buscam informações pelos dispositivos, segundo estudo realizado pelo Google.

Os avanços tecnológicos afetam diretamente o comportamento dos consumidores, que estão cada vez mais empoderados. Apesar de as lojas físicas ainda representarem grande influência ao longo da jornada do cliente, é comum que os internautas recorram à web antes de sair de casa. Assim, é possível saber qual o estabelecimento mais próximo, se há o produto desejado no local e ainda comparar preços.

Outra característica que faz parte da personalidade do público conectado é que eles buscam sempre por ferramentas que possam auxiliar no cotidiano. Não é de se espantar que 80,7% daqueles que utilizam dispositivos móveis instalam pelo menos um novo aplicativo por mês. Esses sistemas disponíveis na Apple Store ou na Play Store fazem o papel de auxiliar nas dificuldades mais comuns das pessoas, como é o caso do GoPharma, que por meio da geolocalização, permite que o usuário localize um determinado medicamento nas farmácias mais próximas da região em que ele estiver. Desde seu lançamento, em 2016, o app atingiu a marca de 100 mil instalações em todo o território nacional.

“Nossos acessos aumentam em 50% durante feriados prolongados, que é justamente quando as pessoas estão viajando e longe de locais de seu conhecimento”, explica Fernando Cascardo, sócio-diretor do Grupo InterPlayers, desenvolvedora do GoPharma. De acordo com o empresário, quando está distante das grandes capitais o público sente maior necessidade de utilizar o aplicativo.

A funcionalidade de busca do app facilita à adesão aos programas de benefícios, informando se o item procurado participa de alguma dessas iniciativas que oferecem descontos que, por sua vez, são capazes de diminuir o valor de medicamentos contínuos. Além disso, a plataforma sugere detalhes sobre os locais – quais funcionam 24 horas, se contam com estacionamento, sala de aplicação, entre outros. A busca ainda possibilita encontrar itens que não se encontram em qualquer drogaria, como leites com formulações especiais, medicamentos para doenças raras, produtos recém-lançados no mercado ou de alto custo.





Obrigado por comentar!
Erro!
Contato
+55 11 5561-6553
Av. Rouxinol, 84, cj. 92
Indianópolis - São Paulo/SP