Startup ajuda a melhorar a saúde das pessoas e reduzir riscos de doenças crônicas
11/01/2019

Uma pesquisa realizada pela West Virginia Medical School identificou uma relação direta dos custos de saúde das empresas com os índices de obesidade e doenças crônicas da população. Segundo a pesquisa, 54% da população brasileira está com sobrepeso; 57 milhões de pessoas possuem doenças crônicas; e 42% destes doentes crônicos tiveram seus problemas de saúde originados por obesidade. No caso das empresas, a pesquisa detectou que seu segundo maior gasto no Brasil (12%) é com planos de saúde, e que 86% dos custos de saúde das empresas vem de pacientes crônicos.

Além disso, segundo o estudo MetLife de Tendências de Benefícios para Funcionários de 2018, 92% dos funcionários acreditam que o programa de bem-estar de sua empresa teve um impacto positivo na sua saúde, independentemente de valorizarem ou não as opções específicas oferecidas.

A plataforma digital de saúde GoGood, com foco em gargalos e na eficiência operacional das empresas, atua no sentido de melhorar a saúde dos colaboradores de empresas e de reduzir o peso das pessoas e, consequentemente, suas chances de desenvolver doenças crônicas.

A GoGood desenvolve uma plataforma de saúde e bem-estar corporativo e de gerenciamento de peso. Dentro da tecnologia, são integradas informações de atividades físicas, alimentação, estresse e sono, bem como sistema de mapeamento, gamification corporativo, recompensas de impacto social para os usuários que atingem metas e o protocolo médico Diabetes Prevention Program. “Por meio da pesquisa da West Virginia, descobrimos que este protocolo, voltado à mudança de comportamento com foco na perda de peso para doentes crônicos, é evidenciado cientificamente ser mais eficiente do que o uso de medicamentos para evitar doenças crônicas”, afirma Bruno Rodrigues, CEO da GoGood. “O que nos fez despertar para este propósito foi a análise dos dados gerados na própria plataforma, que mostram que o acesso regular à plataforma – sete vezes por semana – promove maiores taxas de perda de peso, chegando a reduzir 6% da massa corporal entre os usuários com perfil de risco. Ou seja, o engajamento conduz a resultados diretos focados no nosso objetivo, que é a perda de peso para redução dos riscos de desenvolver doenças crônicas”, explica Bruno.

Por meio dos recursos de gamification e de recompensas, a GoGood está implementando também uma mecânica de incentivo ao engajamento com a plataforma por níveis de usuário. São criados níveis e os usuários são estimulados a utilizarem cada vez mais a plataforma e obterem melhores resultados para que avancem nos
níveis criados. Encerrando 2018 com 12 colaboradores, a GoGood mais do que dobrou o número de usuários da plataforma, totalizando 150% mais usuários do que em 2017.

Bruno afirma que os principais objetivos para 2019 são não somente manter as altas taxas de crescimento, mas “triplicar a receita, aumentar o número de usuários em cinco vezes e promover o crescimento em 5% da perda de peso com o uso da plataforma”.

Case
BRQ Digital Solutions

Um exemplo dos resultados que podem ser alcançados com a plataforma pode ser percebido no case da empresa paulista BRQ Digital Solutions, que escolheu a GoGood desde o início de 2018 para promover uma mudança no estilo de vida dos colaboradores e aumentar o engajamento da equipe. Os principais objetivos da BRQ com a parceria eram reduzir os custos de saúde investindo no controle do sedentarismo e sobrepeso dos colaboradores; aumentar a produtividade por meio da promoção da felicidade e saúde dos funcionários; materializar a cultura e os propósitos da empresa; e utilizar a transformação digital para reforçar o posicionamento de gestão. “Para fomentar a qualidade de vida dos colaboradores, a BRQ buscou na GoGood uma série de iniciativas e atividades focando em cinco pilares: atividades físicas, alimentação saudável, controle do peso, controle do estresse e acompanhamento do sono”, afirma Ligia Marcondes, Gerente de Endomarketing.

Alguns resultados individuais refletem o impacto do programa da GoGood, como a redução do sedentarismo – 87% de crescimento na média de passos diários dos usuários – e dos índices de obesidade nível 2 – com redução de 8 a 10 quilos, diminuindo em 21% as chances de essas pessoas desenvolverem doenças como diabetes e
hipertensão. A GoGood veio no momento certo. Existiam diversas iniciativas isoladas e quando conhecemos a plataforma nos apaixonamos. Ela proporciona integração, une e aproxima as pessoas. E o melhor, ela mostra que você consegue com pequenos hábitos alcançar grandes objetivos. O nosso projeto, denominado Viver Mais, tem uma série de incentivos e atividades que a plataforma foi capaz de centralizar. Hoje temos pessoas mais felizes, com mais qualidade de vida, mais unidas e saudáveis”, celebra Ligia.





Obrigado por comentar!
Erro!
Contato
+55 11 5561-6553
Av. Rouxinol, 84, cj. 92
Indianópolis - São Paulo/SP