Indústria da tecnologia investe em soluções para melhorar a saúde
14/01/2019

Empresas apresentaram novidades com foco em prevenção e acessibilidade na maior feira de eletrônicos do mundo

Depois de a indústria automobilística tomar conta da Consumer Eletronics Show (CES), maior feira de eletroeletrônicos do mundo, a saúde é o mais novo filão do evento realizado na última semana em Las Vegas. É um reflexo do crescente interesse das empresas de tecnologia pelo setor. Com inteligência artificial e conectividade, elas apostam em soluções que podem reduzir riscos à saúde ou melhorar avida de quem tem uma deficiência, por exemplo. Vahid Sahiholnasab, presidente executivo da Medical Wearable Solutions, observou que o investimento em produtos inéditos numa área de alta demanda como a saúde ajuda a atrair investidores. A companhia apresentou, por exemplo, óculos inteligentes que sugerem ao usuário correção na postura enquanto navega no celular o uno computador para proteger acoluna.

—A busca pores se tipo de solução tende acrescer porque a população está envelhecendo e a renda disponível para os cuidados coma saúde é cada vez menor. As companhias já estão se posicionando para na frente e obter sucesso nesse mercado —diz Sahiholnasab. —A própria tecnologia está causando problemas na saúde. Por isso, o foco muitas veze sé a busca pela prevenção.

Monitor de poluição

A gigante coreana Samsung mostrou na feira suas primeiras soluções para pessoas com limitações de locomoção, como próteses e vestíveis. — Estamos investindo em pesquisa para novos negócios. Os sistemas que apresentamos aqui ainda estão apenas em estudo — afirmou Youngbo Shim, líder de projeto do Instituto Avançado de Tecnologia da empresa.

A Meersens apresentou um sistema composto por um medidor portátil e um aplicativo que permite medir o nível de gás carbônico no ar, a intensidade de raios ultravioleta e o volume de ruídos no ambiente, entre outras variáveis. Segundo Julie Fessy, diretora de Marketing da empresa, o objetivo é ajudar as pessoas a viverem em um ambiente melhor, com menos risco à saúde.

Ela explica que a solução tecnológica recomenda soluções aos usuários com base em mais de duas dezenas de medições disponíveis. — Segundo a Organização Mundial da Saúde, 12,6 milhões de pessoas morrem todos os anos devido a ambientes insalubres. Se soubermos o nível de poluentes a que estamos submetidos, podemos fazer algo. Graças à inteligência artificial e aos biossensores no medidor portátil, é possível monitorar o ambiente e verificar perigos potenciais à saúde.

O investimento em designe baixo custo é outra tendência surgida na CES. A Alango desenvolveu um fone de ouvido, como os que são vendidos com os celulares, voltado para que tem problemas auditivos. — Há uma absorção extremamente baixa de aparelhos auditivos em todo o mundo devido ao alto custo e ao estigma. Vimosa oportunidade de combinara tecnologia de melhoramento do som dos aparelhos auditivos com os avanços e custos baixos da indústria tecnológica — conta Ruth Bridger, diretora de Marketing da empresa.

Fonte: O Globo




Obrigado por comentar!
Erro!
Contato
+55 11 5561-6553
Av. Rouxinol, 84, cj. 92
Indianópolis - São Paulo/SP