AACD é reconhecida internacionalmente como referência em humanização
04/09/2019

Instituição conquistou a certificação norte-americana Planetree

A AACD foi premiada com a certificação Prata de excelência em cuidado centrado na pessoa pela Planetree  Internacional. Com essa conquista, a AACD se torna referência em atendimento humanizado, ao lado de apenas outras duas instituições no Brasil que possuem esse selo.

O que distingue a certificação Planetree de outros prêmios focados na qualidade dos cuidados com a saúde do paciente é o foco centrado na pessoa, um modelo de cuidado em que os profissionais de saúde se tornam parceiros dos pacientes e familiares, para identificar e satisfazer todas as necessidades e preferências dos pacientes. O prêmio é conferido com base em vários fatores, incluindo melhoria de performance em indicadores de qualidade tradicionais, revisão de documentos de políticas internas e, mais importante, como pacientes e funcionários avaliam a cultura do cuidado centrado na pessoa da organização. A certificação foi concedida à AACD após uma série de grupos focais com pacientes e familiares, assim como a participação de funcionários de diferentes áreas da organização. Essas discussões com pacientes e funcionários atestaram uma cultura genuína de cuidado centrado na pessoa na AACD.

“A experiência da AACD mostra o que pode ser alcançado quando há um time comprometido, extremamente inovador e altamente motivado, algo que permite um salto corajoso para redefinir prioridades e reorganizar sistemas para colocar o paciente em primeiro lugar” afirma Susan Frampton, presidente da Planetree Internacional, uma organização sem fins lucrativos que há mais de 40 anos está na vanguarda do movimento para transformar a assistência médica da perspectiva do paciente.

Humanização. Toda a instituição se envolveu e fez parte da conquista, com destaque para a Comissão Consultiva de Pacientes e Familiares, que participa e propõe melhorias. Essa comissão conta com agenda fixa e participação da alta administração da AACD, inclusive com a presença do CEO da instituição.

Como afiliada da Planetree, a conquista da certificação pela AACD é um marco significativo na jornada de mudança de cultura da organização, evidenciando que políticas, práticas, ferramentas e sistemas eficazes estão em dia para atender as necessidades de pacientes e familiares e profissionais de saúde.

“Está no DNA da AACD a humanização, pois, além de sermos uma organização sem fins lucrativos, sempre acreditamos num atendimento próximo e acolhedor. Essa nova certificação ratifica esse trabalho e demonstra que estamos conectados com as práticas mais modernas do mercado da saúde, sempre com o paciente em primeiro lugar e adotando atitudes para que todas as pessoas dentro das nossas dependências tenham a melhor experiência possível”, diz Valdesir Galvan, CEO da Instituição.

Critérios. As organizações de saúde que recebem essa certificação passam por um rigoroso processo para demonstrar a implementação e manutenção integral de cuidado centrado na pessoa, com mais de 25 critérios específicos.

Os critérios incluem uma política compartilhada de registros médicos, prática de visitas não restritivas, oportunidades para familiares e pacientes contribuírem com o tratamento, opções de refeições saudáveis e com variedade, reconhecimento do papel da espiritualidade e das artes na cura e um ambiente físico que facilite a privacidade, promova a comunicação aberta entre pacientes e profissionais e acomode bem os familiares envolvidos nos cuidados com suas pessoas queridas. Como a experiência do paciente se origina dos profissionais de saúde, vários critérios se concentram em assegurar um ambiente de trabalho que seja favorável à equipe.

“A certificação Prata celebra o progresso da organização ao longo dessa jornada de mudança de cultura”, destaca Frampton. “Nesse espírito, esperamos ver como o time da AACD se baseia nessa conquista para assumir o compromisso de levar o cuidado centrado na pessoa para níveis ainda mais altos.”

Essa é a segunda acreditação conquistada pela AACD dentro do período de um ano. No ano passado, conquistou a Qmentum, focada em qualidade e segurança, que orienta e monitora padrões de alta performance em atendimento.

Sobre a AACD

Fundada em 1950, a AACD possui uma infraestrutura completa dedicada à reabilitação e habilitação de pessoas com deficiências físicas e necessidades neuro-ortopédicas – composta por um hospital ortopédico, nove unidades de reabilitação e cinco oficinas para fabricação de produtos ortopédicos. Anualmente, realiza cerca de 800 mil atendimentos especializados para pacientes de todas as idades, via SUS, particular e convênios. Conta ainda com a área de Ensino e Pesquisa, que dissemina os conhecimentos adquiridos ao longo de sua história aos profissionais de todo o País, e com a AACD Esporte, que contribui, por meio da prática esportiva, para a
inclusão da pessoa com deficiência. Acesse: aacd.org.br

Sobre a Planetree

A Planetree Internacional é uma organização sem fins lucrativos que se associou a mais de 700 organizações de saúde em todo o mundo para transformar a forma como os cuidados são prestados aos pacientes. Alimentado por mais de 50 mil participantes de grupos focais, compostos por pacientes, famílias e funcionários, e com 40 anos de experiência trabalhando com organizações de saúde, a Planetree enfatiza a qualidade das interações humanas que ocorrem nos ambientes de saúde, a importância de conectar profissionais de saúde ao objetivo e significado de seu trabalho e estratégias práticas para envolver pacientes e familiares como verdadeiros parceiros no cuidado.

Esses elementos foram consolidados no Programa de Certificação Centrado na Pessoa da Planetree, que fornece às organizações um processo estruturado para orientar os esforços de mudança de cultura que geram melhorias nos resultados clínicos e operacionais. Com base nessa experiência, em 2017, a Planetree fez uma parceria com a Academia Nacional de Medicina para introduzir uma Estrutura Orientadora baseada em evidências para o atendimento ao paciente e à família.

Fonte: Anahp




Obrigado por comentar!
Erro!
Contato
+55 11 5561-6553
Av. Rouxinol, 84, cj. 92
Indianópolis - São Paulo/SP