Outubro sem vacina? As más notícias sobre a covid-19
21/10/2020
Em setembro o cenário das vacinas contra o novo coronavírus era um pouco mais otimista do que o visto atualmente — era esperado que aquele seria o último mês sem uma proteção contra o vírus. Agora, a 11 dias para outubro acabar, nenhuma vacina passou da fase três de testes ou foi aprovada. Pelo contrário. É provável que a situação frustre expectativas, como quase tudo em 2020.
 

Em meio a uma pandemia que já deixou mais de um milhão de mortos, existe pressa para que uma aprovação ocorra. No entanto, em média, uma vacina pode demorar até 10,7 anos para ficar pronta. Os esforços contra a covid-19 são inéditos no mundo — e, mesmo acelerados, não podem ignorar a segurança da população mundial.

Há exatamente uma semana, a farmacêutica americana Johnson & Johnson teve seus testes pausados pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) por conta de um efeito colateral em um voluntário em outro país. O teste da vacina da farmacêutica, iniciado no final de setembro, é o maior do mundo, com 60 mil voluntários em países como Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México, Peru e África do Sul. Todo o processo foi pausado. 

A pausa, comum em testes científicos, não significa que os demais voluntários deixarão de fazer parte da pesquisa, mas sim que a empresa não poderá recrutar novos indivíduos e os demais continuarão a ser monitorados de perto por equipes médicas, a fim de identificar se novos efeitos adversos irão ocorrer. 

Fonte: Exame




Obrigado por comentar!
Erro!
Contato
+55 11 5561-6553
Av. Rouxinol, 84, cj. 92
Indianópolis - São Paulo/SP