A covid-19 pode causar impacto significativo nas funções cerebrais de pessoas que ainda estão se recuperando de uma infecção. Nos piores casos, o declínio cognitivo pode equivaler a um envelhecimento de dez anos do cérebro.
As conclusões são de um estudo do Imperial College de Londres, no Reino Unido, que envolveu 84.285 pessoas. A pesquisa, que ainda não foi revisada por outros especialistas, foi publicada no site MedRxiv, da Universidade Yale.
A equipe liderada por Adam Hampshire, médico do Imperial College de Londres, descobriu que a infecção por covid-19 está ligada a déficit cognitivos consideráveis que duram meses. Sintomas duradouros como os observados pelos pesquisadores têm sido chamados de “covid longa”.
“Há evidências de que a covid-19 pode causar alterações de saúde no longo prazo após os sintomas agudos”, disseram os cientistas no estudo. “Os indivíduos que se recuperaram da covid-19 apresentaram desempenho pior em testes cognitivos em vários domínios do que seria de se esperar, considerados suas idades detalhadas e perfis demográficos. Esse déficit escala com a gravidade dos sintomas e é evidente entre aqueles sem tratamento hospitalar”, acrescentaram.