Clipo oferece serviço inédito no Brasil ao consolidar histórico de exames
23/11/2020

Além de planos individuais, a plataforma também pode ser utilizada em planos familiares, que incluem animais de estimação e dependentes

Em março deste ano, Carolina Ribeiro precisou levar as filhas ao pediatra para uma consulta, mas tinha um problema: não achava os exames. O marido, Leonardo,  sugeriu: “Isso tinha que estar na tela do celular! Como é tudo hoje em dia!”. Foi a partir deste episódio que a empresária, com experiência na área da saúde, decidiu criar uma plataforma que pudesse oferecer ao paciente, sua família e também seus pets todo o histórico médico de forma online e automática após realização dos exames. Assim nasceu a clipo Saúde, que começa a operar esta semana no estado de São Paulo e, em breve, em outros lugares do Brasil.

Ao longo de 2020, a CEO da clipo Saúde trabalhou no desenvolvimento da plataforma digital, que foi pensada para o paciente com a consolidação do histórico médico sob responsabilidade dele e não mais somente das clínicas, laboratórios ou convênios. “Hoje, se você precisar de um exame que fez a algum tempo atrás para um comparativo diagnóstico, por exemplo, precisa ir nas gavetas buscar ou solicitar para a clínica que fez o exame. Nossa ideia é facilitar o processo e economizar papel, por meio de uma plataforma simples de operar, toda na web e na nuvem, sem a necessidade de integração ou mudanças dos sistemas atuais”, explica Carolina.

Todo o histórico de exames feitos pelo paciente na rede privada de saúde é organizado por meio de robotização de processos (sem intervenção humana) e estará disponível na gaveta digital do paciente com vários tipos de filtros e organizadores e poderá ser compartilhado com seu médico pelo tempo determinado pelo próprio paciente.  Por exemplo: o paciente poderá filtrar todos os ultrassons feitos, seja por clínica, período ou data que o fez. Carolina explica que esta é uma mudança de cultura no Brasil. “Isso traz tranquilidade de um histórico de saúde consolidado em uma plataforma própria do paciente. Mesmo se trocar de convênio, mudar de cidade ou país, seus dados médicos continuarão lá”.

A criadora da clipo Saúde também ressalta o valor que ter acesso a todos esses dados pode ter na vida das pessoas. “Consegue imaginar o valor para uma mãe poder garantir ao seu filho/filha acesso a todos os exames já feitos na vida, desde o nascimento até a vida adulta? Em caso de algum diagnóstico isso pode ajudar muito. Isso é saúde e bem-estar. Conhecer sua saúde corporal e se apropriar dos seus dados médicos para o resto da sua vida”.

Responsabilidade ambiental 

Outro diferencial da plataforma está na responsabilidade ambiental. No Brasil, são feitos aproximadamente 1.8 bilhão de exames por ano, mas só 17,5% desse montante é acessado pela internet (Painel ABRAMED, 2019). O restante é entregue em papel e gera impactos no meio ambiente, como a derrubada de árvores para a produção de celulose.  No site, que pode ser acessado tanto no celular, tablet ou computador, é possível checar a quantidade de árvores que deixarão de ser cortadas por conta do acesso online do histórico de exames.





Obrigado por comentar!
Erro!
Contato
+55 11 5561-6553
Av. Rouxinol, 84, cj. 92
Indianópolis - São Paulo/SP