Interpol emite alerta global para ações de criminosos contra vacinas anticovid
02/12/2020

A Interpol enviou um alerta a órgãos de segurança de todo o mundo sobre a possibilidade de redes criminosas tentarem vender vacinas falsas contra a covid-19 ou roubar estoques de doses verdadeiras. 
 

Em comunicado divulgado nesta quarta-feira, a agência internacional, com sede na França, disse que enviou um alerta às polícias de seus 194 países membros para avisá-los de que é preciso se preparar para que as vacinas sejam alvos de ações criminosas. 


 

Na avaliação da Interpol, a pandemia de covid-19 já desencadeou um “comportamento criminoso oportunista e predatório sem precedentes”. Por isso, a expectativa é que, com o lançamento das vacinas, haja uma nova onda de atividade ilegal relacionada à falsificação e roubo de imunizantes. 
 

“É essencial que as forças de segurança estejam preparadas o máximo possível para o que será um ataque violento de todos os tipos de atividades criminosas à vacina contra a covid-19, razão pela qual a Interpol emitiu este alerta global”, afirmou o secretário-geral da entidade, Jürgen Stock. 
 

A agência sugere que haja coordenação entre as autoridades de saúde e as de segurança para garantir que as cadeias de suprimento não sejam ameaçadas. Os países também precisarão agir para identificar sites na internet que tentarão vender doses falsas. 

  
 
Uma análise da unidade de crimes cibernéticos da Interpol já identificou 3 mil sites suspeitos de vender remédios falsos contra a covid-19. Fora os riscos para a saúde, essas páginas também trazem ameaças virtuais, como malwares, que podem infectar os computadores dos usuários para roubar informações pessoas e outros dados importantes. 

Fonte: Valor




Obrigado por comentar!
Erro!
Contato
+55 11 5561-6553
Av. Rouxinol, 84, cj. 92
Indianópolis - São Paulo/SP