Nova mutação está ‘fora de controle’, alerta Londres
21/12/2020

O secretário da Saúde do Reino Unido, Matt Hancock, alertou ontem que a nova cepa do coronavírus está “fora de controle” e sugeriu que partes da Inglaterra estarão sujeitas a novas e mais duras restrições enquanto o país busca acelerar a vacinação. 

Mais de 16 milhões de britânicos terão de ficar em casa após a reimposição de um lockdown ontem em Londres e no sudeste da Inglaterra. O governo também suspendeu o plano anterior de relaxamento de regras para permitir reuniões privadas durante o período de Natal e de Ano Novo. 

 

As medidas para controlar a nova mutação do vírus, de disseminação mais rápida, proíbem o contato com moradores de outras casas nessas áreas e restringem as reuniões privadas apenas no dia do Natal em todo o resto da Inglaterra. A população de todo o país foi orientada a permanecer em casa e um aparato policial extra está sendo empregado em estações ferroviárias para impedir que as pessoas viagem para fora de Londres. 

“Os casos definitivamente dispararam. Temos um logo caminho a percorrer”, disse Hancock. “Acho que será muito difícil manter isso sob controle enquanto não tivermos a vacina [para todos]”. 

Hancock disse que até a manhã de sábado 350 mil pessoas já haviam sido vacinadas, com o governo ambicionando chegar às 500 mil no fim desta semana. 

Johnson planejara anteriormente afrouxar as regras de controle da pandemia por cinco dias durante as festas de fim de ano, mas mudou de ideia após a reunião de emergência sobre a mutação do vírus. 

“Assumimos o compromisso sem saber que haveria uma nova mutação com uma disseminação tão rápida”, disse Hancock sobre os planos originais. Ele afirmou ainda que “não há evidências” de que a nova cepa - a VUI-202012/01 - seja mais branda que o vírus original. 

 

Fonte: Valor




Obrigado por comentar!
Erro!
Contato
+55 11 5561-6553
Av. Rouxinol, 84, cj. 92
Indianópolis - São Paulo/SP