Doria quer começar a fazer a imunização imediatamente após aprovação da Anvisa
14/01/2021

 
 

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), quer o início imediato da vacinação contra a covid-19 assim que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovar o pedido de uso emergencial da Coronavac. “Todas as vacinas consideradas eficazes de acordo com os cientistas atendem 50% ou mais da taxa de eficácia, portanto a vacina do Butantan [que mostrou eficácia de 50,4%] atende plenamente. Atendendo plenamente, ela deve ser colocada imediatamente, após a aprovação da Anvisa, para a vacinação dos brasileiros”, afirmou Doria, em entrevista coletiva. O início da imunização em São Paulo está marcado para o dia 25. 

“Desejo que a Anvisa cumpra o seu dever científico e humanitário no domingo e libere as duas vacinas, da AstraZeneca e do Butantan”, disse o governador, em referência à reunião da agência no domingo, para avaliar o pedido de uso emergencial dos dois imunizantes. Segundo ele, a Anvisa tem o “dever científico e humanitário” de aprovar as duas vacinas contra a covid-19. 

 

Em entrevista com secretários e autoridades do combate à pandemia no Estado, o tucano defendeu a eficácia da Coronavac, vacina desenvolvida pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica Sinovac. 

O diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, classificou como “excepcional” a eficácia de 50,4% da Coronavac e ressaltou que ela foi a única testada entre profissionais da saúde, que estão mais expostos a se contaminar com a covid-19. “A Sinovac é uma das melhores vacinas disponíveis no mundo. No Brasil, é a única. Isso coloca Anvisa na necessidade de aprovação rápida dela. Precisamos tirar a vacina da prateleira e começar a vacinação.” 

O coordenador-executivo do Comitê de Saúde do Estado, João Gabbardo, que compôs a equipe do Ministério da Saúde, também participou da entrevista. Questionado, ele disse: “Não tenho nenhuma dúvida de que a Anvisa vai registrar a vacina da Sinovac, porque ela é segura, eficaz e vai reduzir a transmissibilidade da doença”. 
 

Logo no início do evento, o governador agradeceu a cientistas que anteontem concederam entrevistas comentando os números sobre a eficácia da vacina do Butantan. Segundo Doria, os dados mostram que o imunizante deve ser incluído no programa nacional de imunização. 

“Respeitamos a ciência. A ciência não tem partido nem política, não faz campanha eleitoral, não vislumbra nem 2020, nem 2021 nem 2022”, afirmou o tucano, que antagoniza no combate à pandemia com o presidente Jair Bolsonaro. 

Fonte: Valor




Obrigado por comentar!
Erro!
Contato
+55 11 5561-6553
Av. Rouxinol, 84, cj. 92
Indianópolis - São Paulo/SP