Aprovação da OMS à vacina da Pfizer deve baratear o imunizante
14/01/2021

A vacina da Pfizer / BioNtech se tornou a primeira no mundo a receber a autorização da Organização Mundial da Saúde (OMS) para uso emergencial. A autorização pode facilitar o acesso de países pobres ao imunizante.

A CNN conversou neste domingo (3), com o infectologista e diretor clínico do Grupo Fleury,  Celso Granato, sobre a importância desta liberação e como isso pode impactar os rumos da vacinação no Brasil e no mundo.

 

Segundo Granato, esta chancela da OMS pode acelerar o processo de liberação do imunizante pelas agências reguladoras dos países, inclusive no Brasil, pela Anvisa.

“Você sabe que a OMS constituiu um fundo de vacinas para países que desejassem participar, de forma que 10 a 20% da população desses países que contribuíssem para este fundo, pudessem ter acesso às vacinas. E o Brasil, inclusive, faz parte deste fundo”, explica

A vacina da Pfizer / BioNtech já está sendo aplicada em países como Estados Unidos, Inglaterra e na Europa de uma forma geral. Granato explica que a aprovação pela OMS permite que países que não têm dinheiro para comprar as doses, possam ter acesso a partir de agora.

“A OMS é um órgão que tem muita credibilidade. É um órgão que perpassa toda a política, então ele dando o seu aval, isso é uma medida importante para que os países possam usar a vacina”.





Obrigado por comentar!
Erro!
Contato
+55 11 5561-6553
Av. Rouxinol, 84, cj. 92
Indianópolis - São Paulo/SP