Vacina da Pfizer tem atraso na Europa
18/01/2021

A campanha de vacinação na Europa, que já enfrenta problemas de logística em vários países, agora corre o risco de penúria com anúncio da Pfizer e BioNTech de atraso na entrega do medicamento. “Os europeus exasperados pelos atrasos da entrega por Pfizer”, intitula o jornal “Le Monde”, de Paris. 

Na França, estoques continuam, na verdade, em congeladores por causa de problemas de logística. Mas autoridades regionais se dizem alarmadas sobre uma possível penúria da vacina. A Pfizer explicou que precisa fazer reformas em sua usina belga de Puurs, para aumentar a capacidade de produção. 

O governo alemão foi o primeiro a reagir, reclamando de um anúncio em cima da hora. Os ministros de Saúde da Dinamarca, Estonia, Finlândia, Lituânia, Letonia e Suécia denunciaram uma situação “inaceitável” e podendo prejudicar “a credibilidade do processo de vacinação.” 

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, reagiu garantindo que os contratos assinados entre a Comissão e seis laboratórios - Pfizer/BioNTech, Moderna, CureVac, Johson & Johnson, AstraZeneca, Sanofi / GSK -, se todas autorizadas, garantem aos 27 países membros nada menos de 2,3 bilhões de doses - suficiente para mais que imunizar seus 450 milhões de habitantes. A Alemanha resolveu continuar acordos com Pfizer/BioNTech e CureVac. 

 

 

Fonte: Valor




Obrigado por comentar!
Erro!
Contato
+55 11 5561-6553
Av. Rouxinol, 84, cj. 92
Indianópolis - São Paulo/SP