A vacina russa contra a covid-19 Sputnik V recebeu o registro no México para uso de emergência sem ensaios clínicos adicionais no território mexicano, anunciou nesta quarta-feira o Fundo Soberano da Federação da Rússia, que coordena o desenvolvimento da vacina.
O México é assim o 17º país a autorizar o uso da vacina, em meio à corrida dos países por doses contra a pandemia. Na América Latina, já deram o sinal verde para a Sputnik V Argentina, Bolívia, Paraguai, Venezuela.
Em comunicado, Kirill Dmitriev, CEO do Fundo Russo de Investimento Direto (RFPI), saudou a decisão positiva dos órgãos reguladores mexicanos de registrar a Sputnik V e sua inclusão no portfólio nacional de fármacos contra o coronavírus.
“A parceria entre a Rússia e o México ajudará a salvar vidas e proteger as populações graças a uma das melhores vacinas no mundo cuja alta eficácia foi provada na véspera pela publicação dos dados na revista médica mais respeitada, The Lancet”, afirmou.
Conforme o fundo russo, a eficácia da Sputnik V é de 91,6%.
Ainda na manhã desta quarta-feira, o Fundo Soberano da Rússia divulgou comunicado separado informando que a Nicarágua também autorizou o uso emergencial da vacina russa.