A Suécia disse nesta quinta-feira que seguirá os passos da Dinamarca e oferecerá a seus cidadãos um passaporte digital de vacinação contra a covid-19. O documento deve ser lançado antes do verão europeu, em junho, mas há dúvidas se o resto da região também adotará medidas similares.
O governo do país disse hoje que já está começando a preparar a estrutura digital para ajudar na verificação de quem foi vacinado. A ideia é que o passaporte tenha um padrão internacional para ajudar na retomada das viagens e do turismo.
“Para que os passaportes funcionem internacionalmente, eles devem ser reconhecidos pelos países ao redor do mundo”, disse a ministra de Saúde e Assuntos Sociais da Suécia, Lena Hallengren. “É por isso que a Suécia está trabalhando ativamente para desenvolver um padrão internacional para esses certificados.”
Já o ministro de Digitalização, Anders Ygeman, afirmou que a tarefa de emitir, usar e verificar o passaporte digital não deve ser complicada.
O anúncio da Suécia foi feito depois de a vizinha Dinamarca ter informado ontem que também pretende lançar um passaporte digital de vacinação. Uma versão preliminar do documento já deve estar disponível no fim deste mês, segundo o governo do país.
Vários países europeus, especialmente os da região sul do continente, dependem do turismo para reativar suas economias após a crise. Mas muitos governos veem a medida com ceticismo.