Lançado no início de 2020, o programa Atenção Primária da Care Plus, operadora de saúde premium, segue prestando um atendimento humanizado e próximo aos seus beneficiários. Em tempos de pandemia da Covid-19, o serviço também tem ajudado a desafogar a ocupação nas unidades de urgência e emergência dos hospitais, por meio de consultas e diagnósticos precoces. Dados da Amparo Saúde, empresa parceira da Care Plus, mostram que aproximadamente 75% dos pacientes atendidos pela rede não precisaram ir ao pronto-socorro.
Centrado no histórico do paciente, a empresa tem garantido que seus atendimentos sejam personalizados, através de equipe multidisciplinar formada por psicólogo, nutricionista, enfermeiro e médico, independentemente de sintoma ou especialidade e da idade de quem é atendido. O objetivo é que o programa sirva para que os pacientes se sintam acolhidos e confiantes por meio de uma relação de longo prazo com os profissionais, que conhecem mais detalhadamente o quadro em detalhes e, assim, possam oferecer um tratamento multidisciplinar, além de garantir um conhecimento de todo o histórico do paciente, o que auxilia em situações emergenciais.
“Ao fazer parte desse programa, o paciente é acompanhado durante e após a consulta e pode realizar seus exames e procedimentos durante a consulta médica, além de ter acesso a ampla disponibilidade de agenda e central de atendimento 24 horas. Tudo isso para evitar idas desnecessárias ao hospital, como o pronto-socorro, e o excesso de consultas, otimizando tempo e garantindo maior eficácia no tratamento e diagnóstico. O atendimento no Atenção Primária da Care Plus é mais integrado e eficaz, pois desde a triagem, disponibilizamos uma coordenação dos cuidados necessários e orientação para especialidades determinadas. Nossos parceiros também são fundamentais para garantir uma prestação de serviços coordenados”, explica Ricardo Salem, diretor da saúde na Care Plus.
Para garantir o atendimento e a prestação de serviços coordenados em seu programa, a Care Plus tem como um de seus parceiros a Amparo Saúde, healthtech pioneira em Atenção Primária à Saúde (APS) presencial e remota no Brasil, que conta com médico de família e uma equipe de enfermeiros dedicada aos tratamentos individualizados e monitorados, pensados na prevenção da saúde de cada paciente.
A Amparo desenvolve tecnologias a partir da análise de dados que têm como foco tornar os atendimentos mais humanos, eficientes e a custos mais acessíveis. Seus médicos acompanham pacientes e resolvem entre 85% e 90% dos casos. Além dos serviços de telemedicina, a healthtech possui 11 unidades localizadas na Região Metropolitana de São Paulo, além de São José dos Campos, Campinas, Salvador e Brasília.
Emílio Puschmann, fundador e CEO da Amparo, explica que as unidades da empresa estão credenciadas para beneficiários da Care Plus e aptas para um atendimento coordenado, base da Atenção Primária. “A intenção é que os beneficiários procurem seu médico para qualquer problema de saúde, desde um quadro simples a um mais complexo. Nossa parceria com a Care Plus objetiva três pilares fundamentais: satisfação do beneficiário (qualidade do serviço), gestão de saúde (saudabilidade) e coordenação do cuidado (tratamentos individualizados e monitorados).”
Emílio ainda comenta que, em tempos de pandemia, o médico de família e a Atenção Primária à Saúde podem ajudar até mesmo a desafogar os serviços de urgência e emergência nos hospitais. “Em novembro, a Amparo Saúde constatou um aumento no número de confirmações de casos da Covid-19, mas aproximadamente 75% dos pacientes que se consultaram com suspeita de infecção pelo vírus tiveram o diagnóstico descartado, sem precisar ir a um pronto-socorro e se submeter a uma maior aglomeração; muitas vezes, sem precisar sair de casa, com uma teleconsulta segura e eficiente”, destaca o CEO.