A vacina contra a covid-19 da Sanofi em parceria com a GlaxoSmithKline (GSK) pode ficar disponível para a população a partir do quarto trimestre de 2021, caso os resultados dos testes de fase 2, iniciado agora, com 720 voluntários, sejam favoráveis.
Neste caso, o estudo em fase 3 começaria no segundo trimestre, de acordo com comunicado divulgado pelas companhias.
O estudo em fase 2 avalia o potencial de formulação de anticorpos para atingir uma resposta imunológica ideal, incluindo adultos mais velhos. A vacina candidata é baseada em proteína em combinação com um adjuvante, um medicamento que reforça a ação do imunizante.
Três diferentes doses de antígeno com uma dose fixa de adjuvante serão testadas em 720 voluntários, nos Estados Unidos, Honduras e Panamá. Os resultados do estudo de fase 2 informarão o protocolo de fase 3.
Em dezembro, os resultados do estudo de Fase 1 mostraram uma resposta imune comparável a pacientes que se recuperaram de covid-19 em adultos de 18 a 49 anos, mas uma resposta imune mais baixa em adultos mais velhos, provavelmente devido a uma concentração insuficiente do antígeno.
Paralelamente ao novo estudo de fase 2 e reconhecendo o surgimento global de novas variantes do SARS-CoV-2 e seu impacto potencial na eficácia da vacina, a Sanofi iniciou o trabalho de desenvolvimento contra novas variantes, que serão usadas para informar os próximos estágios do programa de desenvolvimento Sanofi / GSK.