A.C.Camargo investe em iniciativas ligadas à saúde digital
01/03/2021

Profissionais da saúde e pacientes acompanharam, ao longo dos últimos anos, avanços tecnológicos importantes que vão da prevenção e diagnóstico até o tratamento moderno e efetivo de várias doenças, entre elas o câncer. Durante a pandemia da Covid-19 isso ficou ainda mais evidente com a chegada da telemedicina e de outras alternativas que visam beneficiar o paciente.

A.C.Camargo Cancer Center, por exemplo, passou a oferecer um monitoramento remoto para os pacientes da imunoterapia. Por meio de um aplicativo, eles são monitorados de forma a evitar o agravamento do quadro clínico de sintomas e contam com um canal de comunicação rápido e ágil com a instituição. A implantação do aplicativo começou em outubro de 2020, após meses de testes com a equipe assistencial e um grupo de 15 pacientes para garantir a segurança da transição e identificar oportunidades de melhoria. Atualmente, há 160 pacientes de imunoterapia utilizando a tecnologia, que estimula o reporte de sintomas periodicamente.

 

Também no ano passado, o A.C.Camargo Cancer Center firmou uma parceria com a startup de inteligência artificial LAURA para oferecer aos seus pacientes oncológicos um serviço de triagem virtual que esclarece dúvidas sobre os sintomas correspondentes à Covid-19 e indica se é necessário o deslocamento até a Unidade.

O paciente oncológico está muito mais vulnerável e conseguir acompanhar a evolução dele em casa faz muita diferença. Com essa ferramenta, é possível protegê-los com sintomas leves em isolamento domiciliar e preservar a capacidade de atendimento em pronto-atendimento para os casos mais graves.

Ao acessar a assistente virtual o paciente responde uma série de perguntas. Depois que a inteligência artificial analisa as informações, se o caso não for considerado crítico, o paciente recebe orientações de prevenção e acompanhamento. Se os sintomas forem de gravidade, o paciente recebe um alerta automático para comparecer à Unidade e depois, ao confirmar sua ida, imediatamente, aparece a informação na plataforma de previsão de demanda do A.C.Camargo Cancer Center. Além disso, caso o paciente não compareça à instituição no prazo de seis horas, a equipe entra em contato para dar suporte, assim como nos casos em que o paciente recebe o alerta, mas não confirma o comparecimento à emergência.

Os pacientes que comparecem à Emergência Oncológica do A.C.Camargo Cancer e são considerados menos graves recebem a recomendação para cumprirem o isolamento social com monitoramento remoto da progressão dos sintomas pelo Pronto Atendimento.

Principais benefícios do PA Digital

  • Esclarecimento de dúvidas sobre os sintomas do novo coronavírus.
  • Triagem virtual dos sintomas para indicação de comparecimento à emergência ou permanência em isolamento domiciliar.
  • Fácil acesso à ferramenta pelo portal https://www.accamargo.org.br.
  • Confiabilidade nos parâmetros estabelecidos pelo próprio A.C.Camargo Cancer Center, pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Ministério da Saúde.

Números do PA Digital no A.C.Camargo

  • Entre abril e dezembro de 2020, 304 pacientes interagiram com a Instituição por meio do PA Digital.
  • No mesmo período, 74 pacientes receberam recomendação para comparecer à Instituição.

Outro benefício do A.C.Camargo Cancer Center para o paciente oncológico é a telemedicina. Excelente opção para a realização das suas consultas e o acompanhamento do tratamento, de forma rápida e segura, a prática evita deslocamentos excessivos, principalmente para pacientes que residem mais distantes das Unidades da Instituição.

A plataforma de Telemedicina permite que o médico disponibilize os receituários de forma eletrônica e com certificações digitais logo ao final da consulta. Possibilita, ainda, que o paciente faça o upload de seus exames direto do celular, além de visualizar o histórico de consultas anteriores e novos agendamentos.

Principais benefícios da Telemedicina

  • Comodidade – o paciente faz a consulta no conforto de sua casa, sem precisar se deslocar.
  • Facilidade – as teleconsultas são fáceis de serem acessadas. O agendamento é feito pela Central de Atendimento e o link de acesso é enviado para o paciente por e-mail e SMS. O paciente pode se conectar pelo computador, tablet ou celular, sem a necessidade de baixar qualquer aplicativo previamente.
  • Segurança – a plataforma possui a validação do CRM e da prescrição eletrônica por certificação digital de cada um dos médicos que atendem nas teleconsultas. Além disso, a plataforma possui certificações que asseguram a privacidade de dados dos pacientes, com a confidencialidade necessária para todos, desde a abertura do atendimento até o encerramento das consultas.

Números da telemedicina no A.C.Camargo

  • Entre maio e dezembro de 2020, foram realizados 1302 atendimentos via telemedicina, com média de 157 atendimentos por mês. No mesmo período, a taxa de atendimentos agendados e efetivamente realizados foi de 72%.
  • Julho e agosto de 2020 foram os meses com maior volume de atendimentos: 239 e 261, respectivamente (período de pico da 1ª onda)
  • 100% dos horários disponibilizados no mês de novembro foram agendados (155) e 74% (114) dos atendimentos foram efetivamente realizados
  • Julho foi o mês com menor taxa de cancelamento (15%), seguido de setembro (19%).

O A.C.Camargo criou também uma página em seu portal (https://accamargoessencial.com.br/) especialmente para alertar os pacientes sobre os sinais e sintomas do câncer. Eles são extremamente importantes para diagnosticar doenças graves como o câncer ainda em sua fase precoce, o que aumenta as chances de cura. Quando esses sinais e sintomas são observados é preciso uma avaliação médica. No caso do câncer, alguns fatores aumentam o risco de desenvolver a doença. Os principais deles são: histórico familiar, tabagismo, obesidade, exposição solar prolongada e consumo excessivo de álcool.

Ainda na pandemia, o A.C.Camargo Cancer Center adotou o Atendimento Oncológico Protegido, que segue os parâmetros estabelecidos pela própria Instituição, pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Ministério da Saúde para atender o paciente oncológico com Covid-19 ou sem. A Instituição realiza uma triagem de sintomas na entrada para todos os pacientes e acompanhantes, disponibiliza uma entrada separada no pronto-atendimento para sintomas gripais e testa todos os pacientes antes de realizar cirurgias. Estas medidas foram tomadas porque os pacientes oncológicos em tratamento constituem grupo de risco para Covid-19, apresentando mais complicações. Além disso, mantem uma segregação completa entre os pacientes Covid-19+ e demais pacientes.





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