Biden promete vacinar todos os americanos adultos até o fim de maio
03/03/2021

 O presidente dos EUA, Joe Biden, disse nesta terça-feira que o país espera receber vacinas contra a covid-19 suficientes para vacinar todos os americanos adultos até o fim de maio, dois meses antes do previsto. Para isso, Biden anunciou que a farmacêutica Merck & Co ajudará a produzir a nova vacina da rival Johnson & Johnson. 
 

“Minha equipe tem trabalhado duro para acelerar esse esforço [de vacinação]. Hoje estamos anunciando um grande passo”, disse Biden, ao lado da vice-presidente, Kamala Harris. 

 

Biden disse que espera que os EUA voltem ao normal "daqui a um ano mais ou menos", mas disse que tem sido alertado por seus assessores a não dar uma data específica "porque não sabemos com certeza". 

O presidente também pediu que os governos estaduais e locais priorizem a vacinação dos professores para permitir que as escolas reabram com segurança com aulas presenciais em tempo integral. 
 

A aliança entre a Mercke e a J&J foi obtida por meio do Ato de Produção de Defesa, uma lei de 1950 invocada por Biden para acelerar a fabricação de produtos essenciais para o combate à pandemia. 
 

O Departamento de Defesa fornecerá apoio logístico para a J&J para ajudar na distribuição das vacinas produzidas pela empresa, segundo a Casa Branca. 
 

“Concorrentes estão trabalhando junto para [a produção de] vacina. É o tipo de colaboração entre empresas que vimos na Segunda Guerra.” 
 

Biden disse também que os EUA terão vacinas suficientes para todos os adultos americanos até o fim de maio e que doses estão sendo enviadas para farmácias, que aplicarão o imunizante como o fazem com a vacina contra a gripe. Além das farmácias, a vacinação contra a covid-19 nos EUA está ocorrendo em estádios e centros comunitários. 
 

Segundo o presidente americano, com a parceria entre as empresas, “os EUA têm oportunidade de reabrir escolas com segurança”. Ele disse ainda que espera vacinar educadores e funcionários de escolas até fim de março. 

 

 

A vacina da J&J, aplicada em dose única, foi aprovada para uso emergencial pela Food and Drug Administration (FDA, na sigla em inglês) no último sábado. 
 

Cerca de 3,9 milhões de doses das vacinas da Johnson & Johnson começaram a ser distribuídas nesta semana. A Casa Branca disse que espera que 20 milhões de doses sejam entregues até o fim de março. 

 

Fonte: Valor




Obrigado por comentar!
Erro!
Contato
+55 11 5561-6553
Av. Rouxinol, 84, cj. 92
Indianópolis - São Paulo/SP