Oswaldo Cruz implementa sistema para monitorar refrigeradores de vacinas
04/03/2021

Hospital Alemão Oswaldo Cruz implementou um sistema de alerta automático de monitoramento de temperatura nos refrigeradores de vacinas e medicamentos que necessitam de armazenamento refrigerado. O projeto compreende a instalação de 112 sensores distribuídos em áreas estratégicas de acondicionamento de medicamentos nas três unidades do hospital: Paulista, Vergueiro e Campo Belo, sendo 51 em refrigeradores, 21 destes em unidades assistenciais.

O piloto do sistema, testado no ano passado, está em funcionamento na Unidade Paulista e permite monitorar a temperatura de medicamentos termolábeis assim como vacinas, incluindo as de imunização da Covid-19. Também permitirá o monitoramento ambiental de temperatura e umidade das áreas de armazenamento de medicamentos, respeitando os parâmetros estabelecidos pelos órgãos sanitários e garantindo a qualidade e eficácia dos insumos.

Os refrigeradores que armazenam estas vacinas precisam manter temperatura entre 2ºC e 8ºC. “O monitoramento é feito 24 horas por dia, sete dias por semana e foi programado tanto para produzir registros quanto para emitir alertas em caso de necessidade”, explica Alessandra Pineda, gerente de Assistência Farmacêutica do Hospital.

Antes da implementação, o trabalho de verificação e controle da temperatura dos equipamentos em unidades assistenciais, era feito manualmente. A vantagem do novo sistema, segundo Pineda, é sua total automação, reduzindo a intervenção humana no processo. “Os históricos de temperatura, quando extraídos, já estão formatados em um relatório em acordo com os padrões da Vigilância Sanitária. E na eventualidade de uma ocorrência, o sistema aciona as equipes de manutenção e engenharia em primeiro lugar. Depois de 20 minutos, um gestor da área também pode ser acionado em caso de necessidade”, afirma. A automação permite ao Hospital maior controle sobre o processo, assim como sobre a qualidade dos produtos armazenados, fornecendo maior segurança ao ambiente hospitalar.

Implementação e ganho de tempo

O sistema de alertas está sendo implementado também, no Centro de imunização da Unidade Campo Belo, assim como na Unidade Vergueiro. Ao todo, Pineda informa que são 21 refrigeradores de medicamentos nas unidades assistenciais. “Cada unidade de internação tem um refrigerador para acondicionamento dos medicamentos termolábeis, onde são armazenados até o uso pelo paciente”, explica. Para ela, o ganho de tempo das equipes assistenciais será revertido em benefícios ao atendimento dos pacientes. “O monitoramento manual precisava ser feito três vezes por dia. Caso algum problema fosse detectado era necessário acionar a equipe de manutenção. Agora, com o sistema automatizado, o monitoramento é feito em tempo real por um grupo de profissionais da equipe de engenharia que recebe acionamento por alertas que podem ser SMS, e-mail ou ligação telefônica automática em celulares, no caso de oscilação no range de temperatura definido como limite para ação”, completa.

O sistema de sinalização e monitoramento garante menor tempo de resposta da área de manutenção. Todas as informações geradas pelo sistema podem ser monitoradas por um operador em um computador ou por meio de um aplicativo em smartphones. “De qualquer lugar, o gestor terá uma visão de todo o sistema, a qualquer momento que precise. E também poderá ser avisado por meio de chamada telefônica automática ou SMS, como preferir”, afirma.





Obrigado por comentar!
Erro!
Contato
+55 11 5561-6553
Av. Rouxinol, 84, cj. 92
Indianópolis - São Paulo/SP