Maioria das mortes por covid-19 ocorreu em países com altos índices de obesidade, diz estudo
05/03/2021

 
Das 2,5 milhões de mortes por covid-19 registradas em todo o mundo até o fim de fevereiro, 2,2 milhões ocorreram em países em que mais da metade da população estava acima do peso. As conclusões são de um estudo divulgado pelo Federação Mundial de Obesidade, elaborado em parceria com a Universidade Johns Hopkins, dos Estados Unidos, e com a Organização Mundial da Saúde (OMS). 
 

A pesquisa mostra que a taxa de mortalidade da covid-19 em países que possuem mais da metade dos habitantes acima do peso chega a ser 10 vezes maior do que em países em que menos de 40% da população estava com excesso de peso. 

 

Devido às conclusões do estudo, divulgado nesta quinta-feira, no Dia Mundial da Obesidade, a Federação Mundial da Obesidade pediu que governos incluam pessoas acima do peso em grupos prioritários de vacinação devido ao maior risco de morte por causa da covid-19. 

“A covid-19 não é a primeira infecção viral respiratória exacerbada pelo excesso de peso. Dados das duas últimas décadas sobre o impacto da Mers, da influência H1N1 e outras infecções relacionadas mostram resultados piores vinculados ao excesso de peso corporal”, disseram os pesquisadores no estudo. 

O diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, disse em mensagem postada no Twitter que a covid-19 “atingiu desproporcionalmente” as pessoas com obesidade em 2020. 
 
Ele também destacou que a pandemia tornou mais difícil o combate ao problema, já que as medidas para conter o vírus obrigam que as pessoas permaneçam em casa. 
 

Tedros afirmou que os países precisam adotar políticas de saúde pública para prevenir e controlar a obesidade, facilitar o acesso às dietas mais saudáveis e fornecer atendimento de qualidade para crianças e adultos que sofrem com o excesso de peso. 

Segundo o diretor da OMS, a obesidade triplicou desde 1975. Até 2016, mais de 650 milhões de adultos em todo o mundo estavam obesos, o equivalente a 13% da população global na época. 

Fonte: Valor




Obrigado por comentar!
Erro!
Contato
+55 11 5561-6553
Av. Rouxinol, 84, cj. 92
Indianópolis - São Paulo/SP