Tecnologias aliadas dos médicos na tomada de decisão
15/03/2021

No cenário de pandemia causada pela COVID-19, o setor de saúde é o mais requisitado e sobrecarregado. O setor todo passou por reestruturação das políticas e práticas para poder atender a população da melhor forma. Neste cenário, as tomadas de decisão dentro de instituições da saúde e hospitais que atuam na linha de frente precisam ser ainda mais rápidas e precisas.

A adoção de sistemas, soluções e tecnologias que auxiliam e otimizam o atendimento de saúde é de suma importância para melhorar o atendimento. Essas soluções servem para que se tenha um panorama integrado da instituição ou unidade de saúde para tornar a gestão mais eficiente.

Uma das soluções é o Business Intelligence (BI), uma tecnologia que capta, mensura, cruza, armazena, contextualiza e analisa dados, oferecendo ferramentas para avaliação, simulação e previsão, que contribuem para a administração eficiente das organizações. As ferramentas de BI na área da saúde permitem que os profissionais levantem informações amplas e detalhadas em tempo real para ajudar a sustentar a tomada de decisões estratégicas, além de mensurar produtividade, controle e gestão das organizações.

Os softwares de saúde estão também entre as soluções que auxiliam médicos a aumentar a praticidade do serviço de saúde. Os softwares disponíveis apresentam soluções seguras, completas e organizadas que simplificam o atendimento em saúde, que fortalecem o relacionamento com o cliente, garantindo uma experiência positiva que acaba por fidelizar o paciente.

Entre os softwares facilitadores da gestão clínica está o Prontuário Eletrônico, um programa que armazena informações sobre os pacientes. Além de criar um registro digital, que pode ser atualizado a cada consulta pelo médico, os registros do software indicam detalhes de cada pessoa, como, por exemplo, o histórico familiar, motivo da queixa inicial, informações do diagnóstico e tratamento e até prescrições de medicamentos, exames laboratoriais e outros detalhes necessários para fornecer assistência adequada a cada pessoa.

Dentro desta mesma linha está a Inteligência Artificial (IA) na saúde. Este termo significa o uso de sistemas informatizados e símbolos computacionais para imitar e prever o comportamento humano. Estamos falando de máquinas e programas, que são programados para realizar funções de modo automatizado e, ao mesmo tempo, racional. Na saúde, a IA é enaltecida pela grande capacidade de analisar dados e auxiliar no diagnóstico de doenças e na recomendação de tratamentos.

Uma pesquisa, realizada pela plataforma Capterra neste mês, mostrou que desde o início da pandemia, quatro de cada dez pacientes já interagiram com um chatbot de IA ou um assistente virtual por meio de um site médico ou do plano de saúde.

Uma das vertentes da IA é o Machine Learning (ML), que é a capacidade do computador de aprender certas coisas sozinho. O ML na saúde realiza tarefas de forma a otimizar o tempo e diminuir a carga de trabalho dos prestadores, além de oferecer aos pacientes diagnósticos e tratamentos mais precisos. 

O mundo passou por mudanças, por isso é essencial se apoiar na tecnologia para passar por esse momento que vivemos. Estas são algumas das soluções que aumentam a comodidade dos usuários e permitem uma melhor gestão de saúde, garantindo a saúde e o bem-estar da população.





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