OMS divulga relatório sobre origens do coronavírus em meio a críticas
30/03/2021

Um relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) que será divulgado nesta terça-feira, 30, deve apontar que o coronavírus surgiu primeiramente em morcegos antes de ter sido transmitido para humanos via outro animal. O documento foi vazado na segunda-feira pela agência de notícias Associated Press.

As origens do coronavírus são uma incógnita e uma pergunta ainda não respondida pela ciência. Justamente por isso, o documento era há muito aguardado, após sofrer diversos adiamentos.

 

O texto, que tem 123 páginas, traz teorias de como o vírus foi inicialmente transmitido para humanos. A pesquisa foi conduzida por 17 cientistas de diversos lugares do mundo, que estiveram em Wuhan, na China, por 27 dias entre janeiro e fevereiro. A cidade foi epicentro da epidemia, ainda em 2019.

De acordo com o jornal americano The New York Times, o relatório, além de apontar a origem animal do vírus, também categoriza a possibilidade de o coronavírus ter escapado de um laboratório como "extremamente improvável". Para os especialistas, a transmissão do vírus da covid-19 por um animal intermediário é uma hipótese "entre provável e muito provável".

Fonte: Exame




Obrigado por comentar!
Erro!
Contato
+55 11 5561-6553
Av. Rouxinol, 84, cj. 92
Indianópolis - São Paulo/SP