Inteligência para a gestão de compras em saúde
12/04/2021

Realizar compras de insumos médicos pela in­ternet é comum nos dias atuais, mas há vinte anos parecia uma ideia distante da realidade na virada do milênio. Foi quando alguns jovens empre­endedores uniram forças para desenvolver uma pla­taforma on-line de transações desses produtos entre fornecedores e instituições hospitalares. Era o início da Bionexo, uma das cinco primeiras healthtechs do Brasil.

A conquista da confiança dos investidores, as ins­tabilidades dos servidores e a resistência do próprio mercado diante da tecnologia disruptiva foram alguns dos desafios iniciais da embrionária companhia, que hoje está presente em quatro países e conecta mais de dois mil hospitais e outras instituições do setor a 20 mil fornecedores.

Essa trajetória de inovação deu base para que a empresa apoiasse decisivamente os hospitais que sofreram com o aumento de custos e a queda na receita em virtude da Covid-19, explica Rafael Bar­bosa, CEO da Bionexo. “Ficaram mais claras a ne­cessidade e a urgência do uso de tecnologia aplicada ao setor de saúde. É difícil imaginar a realização de processos de compra, venda e gestão de estoques, por exemplo, sem uma ferramenta digital dotada de eficiência e transparência”.

E os desafios não foram poucos. “Foi preciso apoiar os hospitais no processo de reabastecimento dos suprimentos médicos durante a pandemia. Tive­mos um momento em que a cadeia de suprimentos global se sobrecarregou em um nível até então des­conhecido de todos do setor, e isso exigiu a nossa mobilização e um engajamento junto aos hospitais de modo a atender da melhor forma a população”, conta Barbosa.

Durante a pandemia, a empresa abriu gratuitamen­te o seu marketplace para fornecedores e hospitais de pequeno e médio portes, para facilitar o acesso aos insumos em meio à crise do abastecimento. No segundo semestre, lançou, em conjunto com a Fipe, o IPM-H (Índice de Preços dos Medicamen­tos aos Hospitais), que vem contribuindo para a transparência do setor ao apresentar a variação e a evolução mês a mês dos preços dos insumos mé­dicos vendidos às instituições hospitalares do país.

“Outro ponto relevante é que, pela primeira vez, a Bionexo passou a auxiliar os hospitais na gestão do fluxo financeiro e lançou a plataforma de an­tecipação de recebíveis, nosso primeiro produto de natureza financeira, o biopay. Também demos ainda mais agilidade no aprimoramento de nossos produtos mais consolidados, como bionexo, planne­xo e opmenexo, entregando novas funcionalidades. E estamos trabalhando para o desenvolvimento e implementação em larga escala do biotracker, nossa solução de IOT para rastreamento de matérias e insumos de alto custo”, explica Barbosa.

A empresa tem registrado resultados expressivos nos hos­pitais em que está presente. Entre eles, a redução de até 90% em perdas de insumos por vencimento e tempo de inventário, e de cerca de 12% no gasto de seus clientes com compras de medicamentos e suprimentos.

Investimento Tecnológico

O investimento constante na tecnologia dos produtos e o olhar atento às necessidades do mercado impactaram de maneira significativa a curva de crescimento da Bionexo. Em 2020, o número de clientes dobrou. “Nós avançamos em cinco meses o que esperávamos para cinco ou dez anos, então houve um avanço muito grande em termos de uso da tecnologia apli­cada à saúde”, destaca o executivo. Para ele, ficou evidente a necessidade de tecnologia baseada em nuvem, como a SaaS (Software as a Service), uma tendência que se consolidou no último ano.

Para o executivo, os desafios de 2020 deixaram ainda mais evidente a necessidade de coordenação do setor de saúde e da colaboração entre os seus agentes. “A pandemia é uma luta que ainda não acabou e se estenderá por 2021. Mesmo sendo do setor privado, temos que ter em mente que a saúde é de todos e a vida do ser humano é o mais importante. Vimos ações muito importantes da iniciativa privada e do setor público no combate à pandemia. En­tão, a responsabilidade de quem integra o setor vai além dos interesses pessoais. Isso não pode ser esquecido”, ressalta Barbosa.

Durante 2021, a Bionexo pretende ampliar ainda mais o desenvolvimento e a aquisição de novos produtos, além de efetivar parcerias e licenciamento de tecnologia. “Para os próximos anos, esperamos trabalhar em planejamento e compra, aumentando os investimentos e crescendo de modo a trazer novas soluções para o setor. Nosso ob­jetivo é ser não apenas uma empresa de soluções, mas uma plataforma. Ser não apenas um aplicativo, mas um sistema operacional, e assim criar maior eficiência no setor e benefícios aos clientes”.

Aquisição

Colocando em prática sua visão estratégica, a Bionexo adquiriu em janeiro a participação majoritária na Avatar Soluções, empresa dedicada à entrega de soluções SaaS para a gestão do ciclo de receita hospitalar. A compa­nhia é a terceira aquisição realizada com sucesso em dois anos pelo grupo Bionexo, que vem ampliando fortemente, por meio do desenvolvimento próprio e de aquisições, a sua oferta de tecnologia ao setor. Anteriormente, a empresa já havia adquirido a GTT e a Manager, reafirmando a sua capacidade de crescimento orgânico e inorgânico.

A Avatar é uma plataforma digital base­ada em nuvem, que permite automatizar o processo de conferência e gestão das con­tas médicas, aumentando sobremaneira a eficiência e a transparência com que os hospitais se relacionam com as operadoras, garantindo a fidelidade e integridade das contas de modo que toda a receita devida seja efetivamente recebida pelos prestadores de serviços.

As sinergias entre as duas empresas vão além dos mais de 100 clientes em comum, mas também dizem respeito às possibilidades de integração tecnológica e exploração conjun­ta do riquíssimo banco de dados de ambas as companhias, possibilitando a geração de novos produtos baseados em inteligência para continuar ampliando a transparência e eficiência tão neces­sárias ao bom funcionamento do setor de saúde.

“Nossa estratégia de crescimento passa por ofertar soluções digitais que trazem eficiência transformacional na cadeia de valor. Iniciando no planejamento de insumos, passando por compras e chegando até o faturamento da conta médica, integrando e automatizando a relação dos hos­pitais com as operadoras e fornecedores. Avatar resolve um problema gigante do setor e poderá se beneficiar da nossa plataforma tecnológica e de distribuição para ampliar ainda mais o seu impacto”, conclui Rafael Barbosa.


Acesse mais informações em: www.bionexo.com





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