Planos de saúde já têm 48 milhões de usuários, maior volume desde agosto de 2016, diz ANS
23/04/2021

O número de usuários de planos de saúde em março deste ano atingiu 48 milhões, o maior volume desde agosto de 2016, segundo levantamento prévio da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Nos últimos 12 meses, encerrados em março, o setor teve um incremento de 1 milhão de usuários, sendo que a curva de crescimento começou em julho. 
 

“O maior percentual [de crescimento] foi verificado nos coletivos empresariais (2,48% a mais em relação a março de 2020)”, segundo a ANS. 

 
Segundo especialistas do setor, essa alta ocorreu nas contratações de planos de saúde PME tendo em vista o aumento no desemprego com carteira assinada. Desde meados do ano passado, o setor registra um aumento na procura de convênio médico devido à pandemia da covid-19. 

 

“Considerando o tipo de contratação e a faixa etária do beneficiário, observa-se que a variação foi positiva para os beneficiários acima de 59 anos em todos os tipos de contratação”, segundo a agência. 
 

O levantamento mostra ainda que a taxa de sinistralidade (mediana) em março ficou em 72%, queda de um ponto percentual em relação a fevereiro e sete pontos quando comparada a janeiro. 
 

Em relação à inadimplência, houve uma queda de um ponto percentual nos planos corporativos e ficou estável na modalidade individual entre fevereiro e março.

 

 
 

 
Nos hospitais próprios das operadoras verticalizadas a taxa de ocupação de leitos covid-19, em março deste ano, bateu em 80% contra 73% em fevereiro e 66% em janeiro. Já a ocupação em leitos para outros tratamentos ficou em 73% no mês passado, o que representa uma queda de dois pontos percentuais em relação a fevereiro e alta de três pontos percentuais quando comparado ao primeiro mês do ano. 
 

Ainda de acordo com dados da ANS, em relação às reclamações, houve um aumento de cerca de 26,1% em março quando comparado ao mês anterior e de 26,9% em relação a um ano antes, maior predominância de temas de natureza assistencial. Dentre as queixas referentes à Covid-19, no mês de análise, 51% foram relacionadas a exames ou tratamentos para a doença. 
 

Fonte: Valor




Obrigado por comentar!
Erro!
Contato
+55 11 5561-6553
Av. Rouxinol, 84, cj. 92
Indianópolis - São Paulo/SP