SÃO PAULO – A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) suspendeu temporariamente a venda de oito planos de saúde devido a reclamações relacionadas à cobertura assistencial, realizadas durante o primeiro trimestre. A lista, que foi divulgada nesta terça-feira (15), envolve produtos comercializados por cinco operadoras.
A medida faz parte do Monitoramento da Garantia de Atendimento, que acompanha regularmente o desempenho do setor e atua na proteção dos consumidores. Entre janeiro e março, foram analisadas 20.468 reclamações.
A proibição da venda começa a valer na sexta-feira (18). Na prática, segundo a ANS, 35.080 detentores desses planos serão beneficiados pela medida. Isso porque eles só poderão voltar a ser comercializados para novos clientes se as operadoras apresentarem melhora no resultado no monitoramento.