Hospital Delphina Aziz inicia projeto de humanização do Centro de Imagens
07/07/2021

Hospital Delphina Rinaldi Abdel Aziz desenvolveu o projeto de humanização de salas de exames de ressonância magnética e tomografia computadorizada; e se tornou a primeira unidade pública do estado do Amazonas a aplicar a técnica de simulação de ambientes, para conforto dos pacientes. O hospital tem capacidade de realizar 120 exames por dia nas duas especialidades.

“O exame de ressonância magnética é um dos principais exames de diagnóstico médico por imagem e um dos exames mais temidos pelos usuários. A equipe técnica da OZN Health percebeu a necessidade de implantar uma estrutura mais acolhedora dentro do Projeto de Humanização, visando minimizar o desconforto relatado pelos pacientes. O projeto visa propiciar um ambiente mais acolhedor e humanizado, tornando o exame menos desconfortável e acalmando o paciente.”, explica Thiago Python, diretor-presidente da OZN Health, concessionária dos serviços não assistenciais da unidade em Manaus.

O atendimento humanizado tem sido uma prioridade do Governo do Amazonas e a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) vem avançando na melhoria da gestão das unidades da rede estadual, por meio do programa Saúde Amazonas, para proporcionar atendimento digno à população. “É um padrão de atendimento que queremos para nossos hospitais do SUS”, disse o secretário de Estado de Saúde, Anoar Samad.

O projeto do Hospital Delphina Aziz visa propiciar um ambiente mais acolhedor, tornando o exame menos desconfortável e acalmando o paciente. Foi instalado um painel back light no teto, com tratamento arquitetônico para simular uma fachada de vidro com vista de copas de árvores típicas da Região Norte do Brasil. Também foram instaladas iluminações especiais no forro de forma a trabalhar com as cores para ajudar no acolhimento do paciente, utilizando modernas técnicas de cromoterapia.

“O Serviço de Apoio Diagnóstico Terapêutico (SADT) do Delphina Aziz conta com tecnologia de ponta e, com o projeto, damos prioridade também para o caráter humano do atendimento”, ressalta Leonardo Silva Marques, gerente de Operações e Manutenção da OZN Health.

Outros ambientes, como a sala de preparo e a sala de tomografia, também receberam tratamento especial, com a implantação de luminárias com imagens coloridas para projeção no teto, durante a realização dos exames. A obra da ressonância foi realizada em três dias e da tomografia em quatro dias, sem que houvesse paralisação dos equipamentos nos horários agendados.

De acordo com a coordenadora assistencial SADT, enfermeira Ana Paula Paiva, desde o início do processo de humanização nas salas de Tomografia e Ressonância, foi percebido o impacto positivo no ambiente, para a equipe assistencial que faz o atendimento e, principalmente, para os pacientes.

“Esse resultado é satisfatório e positivo, por que alguns procedimentos de preparação para o exame de imagem, são bem estressantes, por exemplo, o procedimento de indução anestésico, mas com esse ambiente humanizado percebemos que o paciente fica mais tranquilo, proporcionando um ambiente aconchegante durante toda a realização do exame, isso é notório nos pacientes adultos e também nas crianças que precisam passar por esse procedimento”, explicou.





Obrigado por comentar!
Erro!
Contato
+55 11 5561-6553
Av. Rouxinol, 84, cj. 92
Indianópolis - São Paulo/SP