Apenas os imunizantes da Pfizer e da Moderna serão usados na nova etapa que deve atingir cerca de 2,7% da população adulta dos EUA. Fazem parte deste grupo, por exemplo, transplantados, alguns pacientes com câncer e portadores do vírus HIV.
"A ação de hoje permite que os médicos aumentem a imunidade em certos indivíduos imunocomprometidos que precisam de proteção extra contra a Covid-19. Como afirmamos anteriormente, outros indivíduos que estão totalmente vacinados estão adequadamente protegidos e não precisam de uma dose adicional das vacinas no momento", disse a Comissária em exercício da FDA, Dra. Janet Woodcock, em comunicado.
Após a provação da FDA, o Centro de Controle de Doenças (CDC) é notificado para que mude a bula dos imunizantes, incluindo a recomendação de mais uma dose. Um grupo de consultores independentes do CDC vai se reunir nesta sexta-feira para discutir a autorização e fazer a mudança.