Laboratórios privados realizaram 8,4 milhões de testes RT-PCR
09/09/2021

O Brasil iniciou a vacinac?a?o contra a Covid-19 em janeiro e, mesmo com o avanc?o da imunizac?a?o, os laborato?rios privados nacionais seguem realizando uma alta quantidade de exames para detecc?a?o da infecc?a?o pelo novo coronavi?rus. Tanto que no primeiro semestre de 2021 ja? foram realizados mais exames do que durante todo o ano passado.

Dados compilados pela Associac?a?o Brasileira de Medicina Diagno?stica (Abramed) mostram que, entre as empresas associadas – que respondem por cerca de 60% de todos os exames realizados pela sau?de suplementar no pai?s, entre janeiro e junho deste ano, foram realizados 8,4 milho?es de testes RT-PCR, exame molecular de alta complexidade considerado, pela Organizac?a?o Mundial da Sau?de (OMS), o padra?o ouro para diagno?stico da doenc?a. Entre marc?o – ini?cio da pandemia – e dezembro de 2020, essas mesmas empresas computaram a realizac?a?o de 8,1 milho?es de exames.

 

Considerando esses dados, entre marc?o e junho de 2021 temos uma me?dia mensal de RT-PCR quase cinco vezes superior a? obtida no mesmo peri?odo em 2020. A quantidade de testes ao me?s passou de 238,9 mil para 1,4 milha?o. Esse volume demonstra que o potencial de realizac?a?o de testes no territo?rio nacional cresceu consideravelmente, com a demanda. Nesse sentido, as associadas a? Abramed intensificaram a oferta e a capacidade de produc?a?o de testes e de processamento de diagno?sticos enviados aos Laborato?rios de Refere?ncia.

“Quando o novo coronavi?rus chegou ao Brasil, alguns poucos laborato?rios pu?blicos e os laborato?rios privados iniciaram uma movimentac?a?o para desenvolver, in house, os primeiros exames moleculares para diagno?stico dessa patologia. Esse aumento significativo mostra que essa atuac?a?o protagonista dos laborato?rios foi essencial para podermos rapidamente ampliar a capacidade de processamento de testes garantindo o acesso da populac?a?o brasileira a? testagem”, comenta Wilson Shcolnik, presidente do Conselho de Administrac?a?o da Abramed. Dessa forma, o cena?rio inicial de falta de testes foi rapidamente suprido pelo empenho dos laborato?rios e da indu?stria de insumos, que agiram estrategicamente para atender a demanda.

Evoluc?a?o mensal do nu?mero de exames RT-PCR 

Comparando a quantidade de testes realizados em 2020 com as informac?o?es de 2021, vemos que no ano passado – principalmente entre marc?o e agosto – houve um crescimento conti?nuo e progressivo do nu?mero de exames RT-PCR, em sintonia com a evoluc?a?o do nu?mero de casos confirmados da doenc?a. Em marc?o, primeiro me?s da pandemia, foram feitos cerca de 27 mil testes e, em agosto, mais de 1 milha?o. Nesse peri?odo, a taxa de transmissa?o do vi?rus encontrava-se em patamar elevado.

Trata-se de uma variac?a?o positiva bastante significativa me?s a me?s. Entre setembro e outubro nota-se uma queda – o que coincide com a queda no nu?mero de casos confirmados e o?bitos registrados no pai?s no peri?odo – e a partir de novembro um novo aumento expressivo da quantidade de testes realizados e de novos casos da Covid-19 no pai?s.

Ja? em 2021, ha? uma certa estabilidade na quantidade realizada. Foram realizados 1,5 milha?o de testes RT-PCR em janeiro. Em fevereiro, uma reduc?a?o de cerca de 21%, pore?m em marc?o a quantidade retorna ao patamar de 1,5 milha?o. A partir de abril, os nu?meros comec?am a demonstrar uma leve queda ate? fechar o semestre com um total de 8,4 milho?es.

RT-PCR e Sorolo?gicos

Partindo para uma ana?lise geral dos testes de Covid-19, que envolvem tanto os RT-PCR quanto os exames sorolo?gicos para detecc?a?o de anticorpos realizados pelas associadas a? Abramed, registou-se um total de 14 milho?es de testes no primeiro semestre de 2021, aumento de quase 38% no comparativo com os seis meses anteriores (julho a dezembro de 2020).





Obrigado por comentar!
Erro!
Contato
+55 11 5561-6553
Av. Rouxinol, 84, cj. 92
Indianópolis - São Paulo/SP