Mercado de saúde investe em tecnologia para crescer
14/10/2021

Atualmente, apenas 22% da população brasileira possui planos de saúde, segundo levantamento da CNN. Ou seja, cerca de 46 milhões de pessoas. Até o ano passado, ocupava o terceiro lugar entre os principais desejos de consumo no País, que possui aproximadamente 700 empresas de planos de saúde. O mercado só tende a aumentar e tal crescimento não parte apenas do consumidor, mas também de investimentos em tecnologia de ponta nesses negócios. 

“O setor da saúde tem a tradição de investir muito em tecnologia, principalmente em equipamentos de última geração. O que acontece é que agora esses equipamentos estão cada vez mais digitais e integrados com tecnologia de infraestrutura, exigindo que as empresas lancem mão de soluções em nuvem e outras ferramentas para se manterem competitivas”, avalia Fábio Junges, CEO da SOU.cloud, empresa protagonista em nuvem no Brasil e certificada pela Microsoft como Azure MSP Expert.

A SOU.cloud já conta com mais de 1.200 clientes espalhados por todo o país, dos quais dezenas atuam na área da saúde. É o caso de Hospital Regina, Fátima Saúde, Unimed do Sudoeste, Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo e Unimed Inconfidentes Cooperativa de Trabalho Médico, apenas para citar alguns. No total, a SOU.cloud soma mais de 20 mil usuários de serviços de nuvem, Microsoft 365 ou Azure somente nesse segmento.

Jorge Pinheiro, CEO da Hapvida, por exemplo, destaca a tecnologia como um dos principais assuntos na pauta da empresa para 2021. Cliente da SOU.cloud, está em fase de execução do projeto de migração de 14 mil usuários, resultado da expansão da Hapvida que, entre outros negócios, acabou de adquirir um hospital em Ribeirão Preto (SP).

“Esse é um projeto bastante robusto de consolidação da plataforma de colaboração da Hapvida. A partir desse movimento, a empresa será referência nacional na utilização da nuvem no setor da saúde, um modelo para outras da área”, pondera Junges.

 

Se a digitalização e o uso cada vez maior da tecnologia já eram uma tendência, a partir da pandemia de Covid-19, esse processo acelerou ainda mais. A política de distanciamento social desafiou a gestão das empresas e isso não foi diferente no ramo da saúde. Pioneira no Brasil em CRM para gestão de vendas, a SMark quer triplicar sua cartela de clientes na área de planos de saúde este ano.

“A pandemia trouxe uma procura ainda maior nessa área por tecnologia, em função da necessidade de gerenciamento remoto das equipes.  Essa demanda aumentou consideravelmente devido à segurança, à agilidade e à precisão que as operadoras agregam aos serviços de gestão dos contratos de planos de saúde ao utilizar a nossa ferramenta”, analisa Leandro Ceccato, CEO da SMark.

Com atuação nacional, a SMark é especialista na área da saúde e tem como clientes Unimed Norte de Minas, Santa Casa Saúde, Unimed Poços de Caldas, Pam Saúde, Unimed Vale dos Sinos, Ativa Medicina, Doctor Clin, Unimed Leste Paulista entre outros. Em média, passam pelo software R$ 400 milhões por mês.

Sobre a SOU.cloud

Empresa especializada em nuvem, a SOU.cloud nasceu da união de operações de TEEVO SA e LGTI TECNOLOGIA, duas das principais parceiras da Microsoft no Brasil. Foi criada de forma totalmente remota, utilizando o melhor das soluções de nuvem Microsoft 365 e Azure. Possui mais de 1.200 clientes por todo o país, num total que ultrapassa os 120 mil usuários. Em 2020, o mercado nacional de computação em nuvem foi estimado em US$3,5 bilhões, segundo pesquisa realizada pela IDC. Recentemente, a SOU.cloud conquistou o status de Azure MSP Expert, título concedido pela Microsoft a menos de 100 empresas em todo o mundo.

Sobre a SMark

Pioneira no Brasil em CRM para gestão de vendas, a SMark tem duas décadas de atuação. Mesmo com a pandemia, a empresa liderada por Leandro Ceccato e Fábio Beckenkamp tem ganhado mercado na área de planos de saúde, principalmente em cidades do Sudeste e do Sul do Brasil. Hoje, soma mais de dez mil contratos gerenciados em sua plataforma.





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