Divina Providência adota tecnologia para reduzir variabilidade clínica
19/10/2021

Rede de Saúde Divina Providência incorporou o UpToDate, tecnologia desenvolvida pela Wolters Kluwer, para apoiar as decisões clínicas baseadas em evidências, em três de seus cinco hospitais. O objetivo é reduzir a variabilidade clínica e obter melhor desempenho assistencial. A tecnologia vem sendo utilizado na residência médica do Hospital Divina Providência, além de apoiar a decisão clínica das áreas de traumatologia e ortopedia do Hospital Independência e auxiliar residentes de psiquiatria no Hospital São José.

De acordo com o Diretor Técnico do Hospital Divina Providência, Willian Victor Lissa Dalpra, a instituição não contava com nenhuma ferramenta de tomada de decisão e a tecnologia foi escolhida após um comparativo com outras plataformas do mercado. Segundo ele, o maior desafio dos hospitais está relacionado à adaptação ao novo contexto mercadológico de saúde, que exige um gerenciamento cada vez mais efetivo, tanto do ponto de vista do resultado, e da alta sustentabilidade, quanto da atividade clínica.

 

“A variabilidade clínica tornou-se um ponto fundamental a ser priorizado nas instituições. Quando reduzimos a variabilidade, conseguimos no médio prazo, obter melhor desfecho assistencial, resultado para o paciente, cuidado mais centralizado e ainda avaliar a performance médica, oferecendo a oportunidade de crescimento e ciclos”, afirma.

Além disso, para Dalpra, as ferramentas digitais de apoio à decisão clínica auxiliam as instituições de saúde em questões relacionadas a praticidade e aproximação da capacidade gerencial do médico, possibilitando que o profissional tenha a oportunidade de interagir com o hospital para melhorar seu desempenho, a partir de uma construção conjunta de indicadores de performance.

Medicina baseada em evidências

Marcelo Lancerotti, Country Manager da unidade de Efetividade Clínica da Wolters Kluwer, Health no Brasil, explica que o conceito de medicina baseada em evidência é mandatório para o bom funcionamento de qualquer hospital. “A tecnologia oferece aos médicos informações de qualidade que auxiliam na tomada de decisão de maneira rápida, assertiva e fundamentada em uma melhor evidência científica”, declara.

Para o Diretor Técnico do Hospital Divina Providência, as intervenções clínicas fundamentadas na melhor evidência científica, além de viabilizarem a consolidação dos desejos assistenciais do hospital, promovem a respeitabilidade técnica. “Ter uma linha de cuidado fundamentada em melhores práticas que derivam da melhor evidência técnica científica, promove um respaldo que ultrapassa as paredes do hospital. Hoje, o paciente já tem buscado este tipo de informação e também possui acesso a melhor evidência, cobrando este compromisso e responsabilidade de entrega do hospital”, conclui Dalpra.





Obrigado por comentar!
Erro!
Contato
+55 11 5561-6553
Av. Rouxinol, 84, cj. 92
Indianópolis - São Paulo/SP