5 fatores que explicam a derrocada da ações de Hapvida e Intermédica
25/10/2021

O ano de 2021 foi de altos e baixos para as ações de Hapvida (HAPV3) e Intermédica (GNDI). Os papéis das duas operadoras de saúde verticalizadas subiram respectivamente 28% e 40% em janeiro, quando a fusão entre as duas foi anunciada, mantiveram o patamar nos meses seguintes, mas desde então desidrataram.

Hoje Hapvida negocia a valores 14% mais baixos que os anteriores ao anúncio da fusão, enquanto Intermédica vale cerca de 7% que o mesmo patamar.

 

No Coffee & Stocks desta quinta-feira, Maurício Justo, da Alpha Key, elencou cinco fatores responsáveis pela queda.

  1. Reajuste negativo: a ANS, órgão do governo que regula os planos, determinou reajuste negativo (redução nos preços) de 8,19% nos planos individuais, os principais produtos das duas empresas
  2. Lucro: o lucro operacional das duas empresas no segundo trimestre de 2021 ficou muito abaixo na comparação com o mesmo período do ano anterior. A margem EBITDA das duas empresas caiu entre 50% e 70%, o que parecem números feios, mas não deveriam surpreender, já que devido à Covid, procedimentos eletivos ficaram suspensos (portanto represados) em 2020.
  3. Parecer do Cade: o Conselho Administrativo de Defesa Econômica divulgou no último dia 28 seu parecer sobre a fusão entre as duas companhias. O órgão considerou a fusão “complexa”, pediu informações complementares e o mercado reagiu mal. Segundo Justo, no entanto, o parecer não traz riscos à união.
  4. Efeito Prevent Sênior: A CPI da pandemia no Senado expôs denúncias seríssimas de médicos, familiares e pacientes da Prevent Sênior contra a operadora, que tem modelo igual ao de Hapvida e Intermédica. Temendo que o caso respingasse nas companhias, muitos investidores se desfizeram dos papéis, reduzindo preços.
  5. Juros: o aumento das taxas de juros de 2% para 6,25% fizeram com que os custos de oportunidade aumentassem, punindo as ações.
Fonte: InfoMoney




Obrigado por comentar!
Erro!
Contato
+55 11 5561-6553
Av. Rouxinol, 84, cj. 92
Indianópolis - São Paulo/SP