Unimed Norte de Minas aposta em CRM especializado para a área da saúde
04/11/2021

A Unimed é a maior cooperativa na área da saúde em todo o mundo e também a maior rede de assistência médica do Brasil, presente em 83% do território nacional graças às suas regionais. Uma delas é a Unimed Norte de Minas, que atende mais de 75 mil vidas espalhadas por 74 cidades do estado mineiro.

No entanto, com a pandemia, vieram novos desafios. Foi assim que Bruno Tibo, Coordenador de Vendas da Unimed Norte de Minas, viu a necessidade de encontrar uma ferramenta que auxiliasse a equipe durante o distanciamento social e se adequasse ao novo processo de vendas, envolvendo internet e redes sociais.

“A gente usava uma ferramenta de gestão. No entanto, a plataforma não fazia a gestão de clientes, então isso acontecia em planilhas do Excel. Lá, eram registradas algumas atividades feitas com o cliente. Ficamos vários anos funcionando dessa forma, mas a pandemia trouxe novas necessidades”, explica. 

Em seguida, a empresa tentou mudar a gestão de vendas para uma ferramenta no navegador, porém esta também mostrava deficiências. Até que, ao realizar uma pesquisa sobre CRMs focados em planos de saúde, Tibo conheceu a empresa gaúcha: “Encontramos a SMark como referência. Quando fui pesquisar quais CRMs poderiam nos atender, o SMark Saúde foi o que mais teve destaque por já entender do negócio e já ter opções feitas para atender especificamente a esse segmento”.

Aderir a uma nova tecnologia pode ser complicado, mas, segundo o Coordenador de Vendas, a adaptação foi rápida e contou com treinamento da SMark. “Os vendedores viram que a ferramenta veio para ajudar. Para quem antes usava papel, hoje é impossível sair do CRM, porque é lá que está toda a gestão. O treinamento durante a implantação ajudou muito na adaptação, que foi muito rápida. Tivemos vários encontros com o pessoal da SMark, até agora continuamos tendo e recebendo suporte”, conta Tibo.

As mudanças começaram pelos recursos e processos, porém, para a Unimed Norte de Minas, um dos destaques foi a capacidade de se integrar a outros softwares: “O SMark Saúde integra-se bem ao RD Station, onde temos as landing pages e os formulários que os clientes preenchem, por exemplo. O coordenador já recebe as informações do formulário direto na plataforma. Então, na hora de fazer o contato com o cliente, o vendedor já tem acesso facilitado a essas informações. Esse processo é praticamente imediato”.

Além de otimizar o dia a dia dos vendedores, o SMark Saúde também trouxe benefícios para o próprio gestor. Afinal, a visualização do dashboard, intuitiva e completa, permite enxergar o cronograma de atividades de cada vendedor e, até mesmo, o que está em atraso. “Eu consigo fazer o acompanhamento, saber como está o desenvolvimento de cada vendedor. Enxergar o que está acontecendo no processo de vendas, de onde vêm os clientes, é importante. Agora, é possível medir isso, monitorar todos os canais”, acrescenta.

A mudança já aparece nos números. Antes da implementação do SMark Saúde,  80% dos vendedores deixavam de fazer follow up com os clientes, após um ou dois contatos. Hoje, com a maior facilidade e a organização dos acompanhamentos, a Unimed Norte de Minas registra contratos fechados após cinco ou seis contatos. “Com o CRM diminuímos esse gargalo, porque todos conseguem visualizar melhor as tarefas e a agenda”, destaca Tibo.

Para o sócio e CEO da SMark, Leandro Ceccato, os resultados obtidos pela operadora de planos de saúde mostram como a tecnologia e a inovação podem ser utilizadas para melhorar processos, trazendo benefícios tanto para a empresa quanto para o cliente. “Há muitas ferramentas disponíveis no mercado, mas entender o que uma empresa como a Unimed Norte de Minas realmente precisa para gestão de vendas é a chave de tudo. Com um CRM especializado para a área da saúde, conseguimos entender isso e adequar o software e a linguagem para que o SMark Saúde seja um impulsionador de verdade para os vendedores e gestores”.





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