O Ministério da Saúde anunciou nesta terça-feira (9) que irá lançar o primeiro edital do Médicos pelo Brasil — programa que substitui o Mais Médicos — em dezembro deste ano. A previsão é de que inicialmente sejam abertas 5 mil vagas, sendo que os profissionais selecionados devem começar a trabalhar em março de 2022.
O exame para a seleção dos candidatos deverá ser feito de forma presencial. Um dos requisitos será o registro em um Conselho Regional de Medicina (CRM).
"O programa substituirá o Mais Médicos, e traz algumas novidades, como formação em medicina de família e comunidade, remuneração mais alta, avaliação de desempenho, progressão de carreira (com o objetivo de diminuir a rotatividade dos médicos), e gratificação para a atuação em áreas remotas e de saúde indígena", informou o Ministério em nota.
Além disso, os contratos do antigo Mais Médicos que ainda estão em vigência deverão continuar até o final dos prazos oficiais estabelecidos, segundo esclarecimento do governo federal.
O programa Médicos pelo Brasil foi lançado em dezembro de 2019. Ele foi criado por meio de medida provisória assinada por Jair Bolsonaro em agosto daquele ano e aprovado por Câmara e Senado.
Durante o lançamento, o Ministério da Saúde informou que as vagas seriam preenchidas "principalmente" em municípios pequenos e distantes de grandes centros urbanos — as regiões Norte e Nordeste teriam 55% do total de vagas previstas para contratação.