A farmacêutica americana Pfizer confirmou hoje que começará a entregar ao Ministério da Saúde, a partir da próxima segunda-feira (10/01), 20 milhões de doses da vacina ComiRNAty, criada para imunizar crianças de 5 a 11 anos contra a covid-19.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o uso da vacina da Pfizer para crianças no Brasil em dezembro, mas esta é a primeira vez que a companhia se pronuncia sobre a negociação com o governo federal. Mais cedo, o governo recuou de exigir prescrição médica para a vacinação de crianças.
Ainda de acordo com a companhia, os ensaios finais foram realizados em 2.268 crianças nos Estados Unidos, na Finlândia, na Polônia e na Espanha, e apresentaram respostas “robustas” na produção de anticorpos, além de perfil de “segurança favorável”.
No comunicado divulgado hoje, a Pfizer diz que a entrega da ComiRNAty no Brasil começa na segunda e deve ser concluída no primeiro trimestre.
O texto também informa que a fórmula da vacina direcionada para as crianças entre 5 e 11 anos possui uma concentração diferente e deverá ser aplicada em duas doses. O frasco virá com uma coloração diferenciada, com tampa e rótulos cor laranja, para que possa ser distinguido da formulação já utilizada hoje em indivíduos com 12 anos ou mais.