Hapvida espera que base de clientes volte a crescer já no 2º semestre
18/05/2022
Hapvida, que se associou à NotreDame Intermédica (GNDI), acredita que sua base de usuários de planos de saúde voltará a ter crescimento orgânico, em patamares históricos, no segundo semestre. Além disso, a companhia prevê melhora em indicadores financeiros e sinistralidade com os reajustes dos convênios médicos PME e individual e queda de casos de covid-19. 
 

Na Intermédica, as mensalidades dos planos devem ter aumento de cerca de 19% e na Hapvida, em torno de 16%. As operadoras esperam um reajuste na casa dos 15% para os planos individuais, cujo anúncio pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) deve ocorrer em breve. Essa modalidade representa 30% do faturamento da Hapvida e 12% na Intermédica. 
 

“Tivemos um primeiro trimestre desafiador por causa da ômicron, antecipação das influenzas e custo operacional remanescente do quarto trimestre. Mas estamos muito animados, com a melhora nas vendas em março, possibilidade de sinergias com as adquiridas e integração das companhias, precificação mais adequada”, disse Irlau Machado, co-presidente da Hapvida, durante teleconferência para analistas e investidores na manhã desta terça-feira (17). 
 

A companhia registrou uma queda orgânica de 64 mil usuários de planos de saúde, no primeiro trimestre. No período, houve 431 mil cancelamentos e 157 mil rompimentos de planos de saúde devido a demissões nas empresas que oferecem o benefício. Neste último caso, o motivo foi uma varejista que vendeu suas operações a um consolidador. 
 

“Já tivemos retomada de vendas em março, que foi ótimo. Acreditamos na retomada devido também à redução de turnover nas empresas. Estamos vendo isso, em especial, no varejo”, disse Jorge Pinheiro, co-presidente da Hapvida
 

A taxa de sinistralidade ficou em 72,9%. “Temos confiança que tanto Hapvida quanto GNDI vão retomar a sinistralidade para patamares históricos. Essa taxa foi devido à fatores externos, que afetaram todo o setor”, disse Pinheiros. O executivo, da família fundadora da Hapvida, ponderou que as operadoras adquiridas em 2021 têm sinistralidade elevada e que esse indicador está sendo ajustado, o que reduzirá a taxa da companhia. 

 

A companhia vem trabalhando em outras frentes como à redução de rede credenciada nos planos de saúde da Intermédica, cujo índice de verticalização é menor quando comparado à Hapvida, devido a sua presença em São Paulo e perfil de clientes, que demandam mais por produtos com livre escolha. Atualmente, cerca de 50 hospitais próprios do grupo atendem clientes das duas operadoras. 
 

Outra frente é na criação de planos de saúde com cobertura nacional. Foram vendidos os primeiros contratos, que, juntos, somam 50 mil usuários. A companhia tem dois modelos: um deles oferece atendimentos em hospitais regionais e outro em todos os hospitais próprios do grupo. 

Ativos no radar 

Apesar da alta na taxa Selic, a Hapvida não alterou sua estratégia de aquisições e mantém no radar 20 possíveis ativos para aquisição. 

“Estamos olhando e buscando os retornos, como sempre fizemos, mas não deixamos de lado as aquisições”, disse Machado, durante a teleconferência sobre os resultados da empresa. 

Fonte: Valor




Obrigado por comentar!
Erro!
Contato
+55 11 5561-6553
Av. Rouxinol, 84, cj. 92
Indianópolis - São Paulo/SP