Rede Mater Dei de Saúde realiza curso preparatório de Cirurgia Robótica em parceria com o Instituto Falke e Sociedade Brasileira de Cirurgia Torácica (SBCT)
27/05/2022

A etapa final do processo de certificação ocorreu no Mater Dei Contorno, em Belo Horizonte, em que os cirurgiões treinaram usando o robô Da Vinci Xi, no Centro Cirúrgico da unidade

A Sociedade Brasileira de Cirurgia Torácica (SBCT), em parceria com o Instituto Falke e Rede Mater Dei de Saúde, formou a primeira turma do Curso de Certificação em Cirurgia Robótica, da Sociedade Brasileira de Cirurgia Torácica. O curso, que corresponde à etapa inicial da certificação, chamada teórico-prática ou pré-clínica, pretende democratizar esta tecnologia, para que especialistas possam conhecer a técnica e avaliar as suas aplicações em seu dia a dia. Foram certificados 28 especialistas de todo o Brasil. A Rede Mater Dei de Saúde realiza o curso preparatório em parceria com o Instituto Falke.

De acordo com o coordenador do Serviço de Cirurgia Torácica da Rede Mater Dei e preceptor da certificação, Daniel Bonomi, a técnica traz benefício de qualidade em tratamento cirúrgico oncológico, agrega segurança assistencial, é menos dolorida, tem menor tempo de internação além de uma recuperação mais adequada e rápida. O curso amplia para diversos cirurgiões a certificação robótica, uma vez que é mais acessível”, comenta o especialista.

O curso é composto por módulos básicos fundamentais, módulos específicos da especialidade, prática em simulador, vídeos comentados e prática em modelo inanimado, e funciona como pré-requisito para que o cirurgião ingresse na etapa cirúrgica, quando será assessorado por um tutor em cirurgia robótica. “Os avanços com a cirurgia robótica possibilitam uma operação mais segura, precisa e eficiente, proporcionando uma recuperação mais breve para o paciente. O robô é sempre comandado por um cirurgião treinado e certificado”, comenta Bonomi.

A etapa final do processo de certificação ocorreu no Mater Dei Contorno, em Belo Horizonte. Nessa fase, os cirurgiões treinaram usando o próprio robô, o Da Vinci Xi, no Centro Cirúrgico da Unidade.

Cirurgia Robótica na Rede Mater Dei e cursos de certificação
A Rede Mater Dei de Saúde sempre busca proporcionar aos seus clientes e ao corpo clínico o que há de mais moderno e eficiente no mercado em tecnologia além da melhor estrutura possível. As cirurgias robóticas são utilizadas por diversas especialidades como cirurgia geral, urologia, ginecologia, coloproctologia, ortopedia e cirurgia torácica. O Serviço de Cirurgia Robótica está presente no Hospital Mater Dei Contorno, em Belo Horizonte – MG, no Hospital Mater Dei Salvador, na Bahia, e no Hospital Porto Dias, em Belém – PA.

A Rede Mater Dei de Saúde fez uma parceria com o Instituto Falke para certificação em cirurgia robótica em várias especialidades. Em Belo Horizonte, a Rede Mater Dei já está formando a terceira turma e as inscrições para a próxima estão abertas. O Hospital Porto Dias, integrante da Rede Mater Dei no Pará, também está com vagas para o curso.

Em breve, a Rede Mater Dei abrirá as inscrições para a primeira turma no Hospital Mater Dei Salvador.
Veja as próximas turmas do Mater Dei Contorno e Hospital Porto Dias:

cursoroboticamaterdeibh.4edu.com.br

cursoroboticaportodias.4edu.com.br

Fonte: Hospital Mater Dei

Fonte: Anahp




Obrigado por comentar!
Erro!
Contato
+55 11 5561-6553
Av. Rouxinol, 84, cj. 92
Indianópolis - São Paulo/SP