Hospital Fundação Ouro Branco aplica tecnologia para redução de no-show
22/06/2022

Referência na otimização de processos de estabelecimentos de saúde, a startup Nina Tecnologia contribuiu para a ampliação do número de atendimentos do Hospital Fundação Ouro Branco (FOB), em Ouro Branco (MG). A robô de Nina Tecnologia é utilizada desde 2020 para confirmar as consultas e os exames de pacientes da instituição de saúde. Somente nos cinco primeiros meses deste ano, percebeu-se aumento de 14,8 mil novos atendimentos realizados e mais de 57 mil confirmações de agenda ou cancelamentos convertidos em novas consultas e exames.

Os números falam por si, e também representam satisfação para os profissionais de saúde e faturamento à instituição, já que as filas de espera diminuíram e quando é identificada a ausência de pacientes, outros são chamados para cobrir os espaços ociosos de agenda. “A gestão melhorou consideravelmente, aumentou nosso número de atendimentos e baixou o absenteísmo de pacientes”, afirma Ana Jara Gomes Mapa, da Central de Agendamentos do Hospital FOB.

Segundo levantamentos mais recentes, esquecimento e compromissos em cima da hora refletem as principais queixas das unidades de saúde sobre o absenteísmo de pacientes. “Falamos de um problema que compromete a capacidade de marcação de consultas de uma unidade de saúde, dificulta o acesso de outros usuários ao sistema, acarreta aumento do prazo de espera para a realização de uma determinada consulta e gera gastos financeiros, haja vista que o serviço é pago pela unidade mesmo quando o usuário não comparece ao atendimento agendado”, explica Roberto Dozol, CEO da startup responsável pelo sistema de confirmação.

Antes da chegada da robô Nina ao Hospital FOB, as confirmações de consultas e exames eram realizadas por telefone, o que gerava morosidade, pois muitas vezes o paciente não podia atender à chamada no momento em que era procurado. Com a solução de Nina Tecnologia, a inteligência artificial automatizada e 100% digital encarrega-se de alertar os pacientes e de confirmar exames e consultas agendadas.

“É um sistema contínuo, que realiza tentativas de contato com o cliente sem ser invasivo, porque o usuário consegue retornar no momento mais adequado e na forma de contato que mais utiliza (WhatsApp, e-mail, SMS, chamada telefônica ou e-mails). Isso faz com que a Nina consiga ter um grande alcance. É uma ferramenta prática, fácil e eficiente!”, avalia Ana.

A solução de agendamentos da Nina Tecnologia já confirmou mais de 15 milhões de consultas e exames em mais de 100 instituições de saúde e atua para diminuir a ausência de pacientes, um dos principais desafios de empresas que operam no setor público e privado.





Obrigado por comentar!
Erro!
Contato
+55 11 5561-6553
Av. Rouxinol, 84, cj. 92
Indianópolis - São Paulo/SP